Um norte-americano acabou se ferindo durante uma viagem a Dresden, na Alemanha, e o motivo para que isso ocorresse foi nada menos que uma saudação nazista. O homem, que estaria bêbado, levou um soco no rosto por causa do ato.
Leia também: Que herói é esse? Policial que matou terrorista de Berlim é nazista, diz jornal
O fato aconteceu no último sábado (12), segundo informações da rede de TV “CNN”, quando o americano de 41 anos fez uma saudação nazista
em um bar de Neustadt, distrito de Dresden. As pessoas presentes reagiram de maneira negativa e, depois que o turista saiu do local, um homem acabou desferindo o soco contra o turista.
De acordo com o porta-voz dos paramédicos, que atenderam o americano , ele teve ferimentos leves na cabeça e, por isso, recebeu uma bandagem na cena do incidente, não precisando ser hospitalizado.
Leia também: O mosaico anti-nazista que comoveu e surpreendeu o futebol europeu
Obedecendo a lei da Alemanha , a polícia não pode identificar o turista, apenas afirmando que o homem foi levado à delegacia, já que tal saudação é ilegal no país. O promotor público examinará o caso e determinará se o americano deverá ser formalmente acusado. Contudo, algumas fotos do momento acabaram sendo compartilhadas nas redes sociais.
As leis alemãs proíbem o uso da saudação , assim como de uniformes e bandeiras nazistas, a não ser que sejam utilizadas por motivos científicos, em pesquisas ou em escolas (para estudo do período). Na última semana, dois turistas chineses foram presos em Berlim por realizarem a saudação proibida em frente ao prédio do Parlamento da Alemanha. Os dois foram detidos e liberados após o pagamento de uma fiança de 500 euros (mais de R$ 1,5 mil).
Leia também: Judia usava urina para escrever mensagens secretas sobre experimentos nazistas
A polícia local afirmou que o americano “não falou nada, apenas fez a saudação” e que, portanto, não havia mais explicações acerca do incidente. A saudação, chamada Hitlergruß na Alemanha, era realizada ao levantar o braço direito esticado com a palma da mão voltada para baixo. Era comumente utilizada durante o Terceiro Reich como uma maneira de demonstrar lealdade ao regime Nazista.