Pode parecer história de pescador, mas é real: uma baleia jubarte mandou pelos ares um barco de oito metros ao atingir a embarcação durante um salto, deixando dois dos tripulantes insconscientes.
Leia também: Imagens raras mostram baleia albina e seu filhote no México
O incidente ocorreu no último sábado (5), na costa nordeste da Austrália. O grupo de seis pescadores retornava de uma expedição ao arquipélago de Whitsunday quando foi surpreendido pela baleia
. A força da colisão do animal com o barco de alumínio foi tão forte que arremessou os ocupantes da embarcação para o alto, conforme contou o capitão Oliver Galea à TV local ABC
.
"O animal mandou o barco para cima, jogando todos para o alto por uma fração de segundo. Ninguém a ouviu se aproximar e aconteceu tão rápido que não pudemos entender o que era – até que vimos a jubarte se distanciar de nós. Pensamos que tivesse sido um ciclone", contou Galea, que sofreu um grande corte na testa e diversas escoriações.
Todos os seis ocupantes do barco se feriram e um turista precisou permanecer internado no hospital até essa quarta-feira (9), quando recebeu alta médica.
Leia também: Homem é 'crucificado' em árvore por vingança de máfia imobiliária nos EUA
"Sorte"
Uma das proprietárias da embarcação, a australiana Rachel Carpenter se disse surpresa por ninguém ter morrido no incidente. "Muitos cenários piores poderiam ter acontecido. Eles [os pescadores] têm muita sorte por não terem caído para fora do barco e pela embarcação ter caído na posição correta e não ter virado", disse Rachel à ABC .
Pelo Facebook, o grupo de pescadores A-one Fishing Charters, personagens do incidente, publicaram mensagem tranquilizando as pessoas que ficaram preocupadas com o ocorrido.
"Estamos todos bem! Poderia ter sido muito pior, mas todos trabalharam juntos para tornar a situação melhor e levar o barco de volta à costa. Fizemos verdadeiras amizades devido ao ocorrido. Todos fomos jantar na noite passada e saboreamos os peixes que pegamos naquela expedição", disse o texto.
Ironicamente, o grupo havia publicado nas redes sociais foto de uma baleia avistada durante aquela tarde de pescaria momentos antes do acidente.
O incidente com a baleia jubarte ocorreu próximo à Ilha de Gloucester, em Queensland. O cenário é o mesmo em que, também no sábado (5), um helicóptero militar americano caiu no mar com aproximadamente 20 pessoas a bordo.