![Pelo menos 54 pessoas ficaram feridas, das quais uma segue estado grave, no acidente em Barcelona Pelo menos 54 pessoas ficaram feridas, das quais uma segue estado grave, no acidente em Barcelona](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0x/zv/jr/0xzvjrl1vqa7me00da139p7kr.jpg)
Pelo menos 54 pessoas ficaram feridas, nesta sexta-feira (28), após um acidente ferroviário em Barcelona. De acordo com informações da Direção Geral de Proteção Civil do governo autônomo catalão, um trem se chocou contra o limite final de uma via em uma estação.
Leia também: Grave acidente interdita trecho do Rodoanel e deixa três feridos em SP
Segundo a mídia espanhola, uma dessas pessoas que ficaram feridas teve ferimentos graves. Este balanço reduz a intensidade do acidente em relação ao que foi informado inicialmente, e acrescenta que outros 19 passageiros foram considerados como feridos "menos graves" em Barcelona .
Entre as vítimas, está o maquinista do trem. Além dele, outros 34 passageiros sofreram feridas e lesões leves. O passageiro que se encontra em estado grave foi transportado para o hospital Clínic, mas não corre perigo de vida.
O acidente aconteceu às 7h15 no horário local (2h15 em Brasília) quando o trem vindo de Sant Vicenç de Calders, na província catalã de Tarragona, chegou à Estação de Francia.
Leia também: Após dez anos, ninguém foi punido pelo acidente da TAM em São Paulo
Ainda de acordo com a mídia espanhola, próximo à estação, o comboio não conseguiu frear e bateu contra o limite no trecho final da via 11.
Causas do acidente
Ferido, o maquinista negou, em entrevista à televisão catalã, que estivesse trafegando com velocidade acima do permitido. Além disso, o sistema de segurança dos trens da Espanha, ASFA (Aviso de Sinais e Freio Automático), para os carros imediatamente quando o trem está acima dos 30 km/h, velocidade máxima permitida para o sistema ferroviário.
As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia local e por corpos de segurança espanhóis.
Apesar do acidente, o serviço ferroviário no resto da estação e das demais linhas do trem, que dispõe de um total de 14 vias, não foi afetado.
Representantes institucionais da Catalunha se deslocaram a Barcelona para investigar o acidente e acompanhar a evolução dos feridos, da mesma maneira que o fará ao longo da manhã o ministro de Fomento espanhol, Íñigo De la Serna.
Leia também: Sobe para 21 número de mortos em acidente entre carreta, ônibus e ambulâncias
* Com informações da Agência Brasil.