Na Arábia Saudita, as mulheres são proibidas de aparecer em público com roupas que não sigam o código de vestimenta
Reprodução/Youtube
Na Arábia Saudita, as mulheres são proibidas de aparecer em público com roupas que não sigam o código de vestimenta

Um vídeo publicado por uma jovem em sua página no Twitter, durante o fim de semana, tem causado polêmica na rede social e fez voltar o debate sobre as restrições de vestimenta pelas quais passam as mulheres na Arábia Saudita.

Leia também: 'Se voltar, eu morro': sauditas refugiadas denunciam sistema de tutores no país

O vídeo tem apenas seis segundos de duração, mas já mostrou o suficiente para alimentar discussões de horas. Isso porque a jovem aparece andando por um lugar histórico da Arábia Saudita , vestindo apenas uma minissaia e um top cropped.

A questão é que, no país, as mulheres são proibidas de aparecer em público com roupas que não condizem com o código de vestimenta saudita: roupas longas e largas.

A maioria das roupas ainda acompanham um véu que cobre os cabelos e parte do rosto das mulheres.

A mulher que aparece no vídeo, uma modelo identificada como "Khulood", compartilhou em seu perfil pessoal o registro em que caminha pelo forte histórico de Ushayqir.

Leia também: Proibido pastar: Arábia Saudita toma medida inusitada e expulsa camelos do Catar

As imagens foram compartilhadas primeiro pelo Snapchat e, mais tarde, no Twitter.

Repercussão

O vídeo recebeu uma onda de comentários conservadores, que pediam a punição da mulher de minissaia .

Nesta segunda-feira (17), diversos sites sauditas divulgaram o assunto com tom de denúncia.

Um exemplo das críticas é a publicação feita pelo escritor saudita Ibrahim al-Munayif, que tem mais de 41 mil seguidores. No Twitter, ele anunciou que permitir que as pessoas desobedeçam à lei leva o país ao caos.

"Assim como pedimos às pessoas que respeitem as leis dos países para onde viajam, as pessoas também devem respeitar as leis deste país", escreveu o saudita.

Outros, por sua vez, escreveram que, se a mulher fosse estrangeira, as pessoas estariam falando sobre a sua beleza. Como ela é saudita, os conservadores falam em prendê-la.

Leia também: Apenas 13% dos Nobel da Paz são mulheres; conheça cada uma delas

De acordo com o site de notícias da Arábia Saudita Okaz,  moradores da cidade de Ushaiager, onde o vídeo foi gravado, pediram ao governador e à polícia da região que tomem ações contra a mulher.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!