Um membro da casta mais pobre e oprimida da Índia, ou seja, um dalit (“intocável”), poderá se tornar nada menos do que o próximo presidente do país. Ram Nath Kovind, de 71 anos, que é governador de Bihar, foi anunciado como candidato no último mês de junho pelo partido de Narendra Modi, atual líder indiano.
Leia também: Governo chinês censura Ursinho Pooh devido a memes que o comparam com presidente
A candidatura de um dalit é vista como parte de uma estratégia do partido dos nacionalistas hindus para conquistar os membros da casta em todo o território da Índia
. Cerca de cinco mil deputados estaduais e federais indianos participaram de uma votação nacional secreta nesta segunda-feira (17), a fim de decidir quem será o próximo presidente.
Na eleição, são utilizadas canetas especiais, com uma tinta violenta, com número de série único. O resultado dos votos parlamentares não deve ser contabilizado e, consequentemente, conhecido até a próxima quinta-feira. Mas, Kovind recebeu forte apoio e, assim, deve vencer com folga o adversário Meira Kumar, ex-diplomata e deputado pelo partido de oposição.
Vale destacar que tanto Kovind quanto Kumar são da casta dos “intocáveis”, o que simboliza de maneira bastante representativa a mudança eleitoral. A casta é algo que comanda a sociedade hindu na Índia, determinando não só como as pessoas devem se casar, por exemplo, mas também como deverão comer, trabalhar e viver.
Os chamados “ intocáveis ” foram considerados impuros e, por isso, banidos da vida social indiana, sofrendo durante milhares de anos a exclusão e a extrema pobreza. Nos últimos 70 anos, programas sociais são feitos para diminuir essa diferença gritante – contudo, muito pouco foi realmente modificado.
Leia também: Ele é puro ecstasy! Drogas com o formato da cabeça de Trump são traficadas
Exemplos históricos foram divulgados pelo líder dos “intocáveis”, BR Ambedkar: em um deles, alguns membros da casta foram obrigados a usar cuspideiras ao redor de seus pescoços (para coletarem sua saliva impura).
A mudança apoiada pelo partido Baratiya Janata, de Modi, se mostra essencial, portanto. De acordo com o professor da Universidade de Délhi, Badri Raina, o apoio ao político dalit pode modificar a realidade de toda uma população, que ainda é vista com suspeita.
Leia também: Nevasca deixa 71 mil casas sem luz há mais de 24 horas na capital do Chile
Se eleito, Kovind
pode se tornar o segundo presidente dalit eleito na Índia. O primeiro foi NR Narayan, que permaneceu no posto por cinco anos desde 1997.