Em comunicado enviado neste domingo (21) a Coréia do Sul afirmou que a Coréia do Norte realizou novo teste com míssil de longo alcance. O teste foi realizado no sul do país e percorreu a distância de 500 quilômetros. O novo teste ocorre uma semana após do disparo de um projétil balístico de médio alcance. Segundo a agência de notícias EFE, o novo teste aumentou a tensão na península, informou em nota a Coreia do Sul.
Leia também: Trump pede para que líderes muçulmanos lutem contra o extremismo
"A Coreia do Norte disparou um míssil não identificado, a partir de um ponto perto de Pukchang, na província de Pyongan Sul", anunciou o Estado Maior Conjunto (JCS), em breve comunicado. O teste ocorreu às 16h59 (horário local, 4h59 de Brasília) e o projétil voou cerca de 500 quilômetros para o Leste, por isso teria caído no Mar do Japão.
Segundo informações dadas à agência Yonhap pelos porta-vozes da JCS, peritos estão analisando a trajetória no míssil disparado neste domingo (21) e até o presente momento descartaram ser um míssil balístico intercontinental.
Último teste
Em uma semana esse é o segundo teste de míssil feito pela Coreia do Norte. Na semana passada um foi lançado o Hwasong 12, um novo míssil de médio alcance que mostrou importantes avanços para o regime de Kim Jong-un (o líder norte-coreano) desenvolver no futuro um ICBM, com ogiva nuclear, que possa chegar aos Estados Unidos.
Leia também: Carro atropela pedestres e deixa um morto e 19 feridos na Times Square, em NY
Os especialistas consideram que com esses últimos testes, a Coreia do Norte estaria pondo à prova o novo governo sul-coreano, do presidente Moon Jae-in, que chegou ao poder a quase duas semanas. A intenção é melhorar os laços com a Coreia do Norte, mantendo, ao mesmo tempo, o mecanismo de sanções.
Em comunicado divulgado em Riad, na Arábia Saudita, onde o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump , está em visita oficial, a Casa Branca diz o míssil lançado pela Coreia do Norte era de alcance menor que os utilizados nos três últimos testes feitos pelo país.
O projétil, segundo o texto, era de médio alcance. A última vez que o regime de Kim Jong-um, da Coreia do Norte fez um teste com esse tipo de míssil foi em fevereiro, acrescenta a nota da Casa Branca enviada após saber do novo teste realizado.
*Com informações da Agência Brasil
Leia também: EUA ordenam tropas a "cercar e aniquilar" Estado Islâmico em redutos do grupo