Governos provinciais do Canadá terão liberdade para decidir como a maconha será vendida e a que preço
Maj. Will Cox/Georgia Army National Guard
Governos provinciais do Canadá terão liberdade para decidir como a maconha será vendida e a que preço

O governo canadense está lutando para elaborar uma legislação para legalizar a maconha para uso recreativo até 1º de julho de 2018 – uma medida que cumprirá uma promessa de campanha do atual primeiro-ministro, Justin Trudeau. As informações são do  jornal britânico "The Guardian".

Leia também: Trump vai enviar ao Congresso proposta de reforma tributária nos EUA

De acordo com a "Canadian Broadcasting Corporation", o governo liberal vai divulgar a legislação na segunda semana de abril, colocando o Canadá em curso para se tornar o primeiro país do G7 (grupo composto por Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido) a legalizar completamente o uso da maconha .

Desde que se tornou líder liberal em 2013, Trudeau fala sobre a necessidade de descriminalizar e regular o uso da planta, argumentando que isso ajudaria a garantir que a erva seja mantida longe das crianças e que os lucros não parem nas mãos dos que o primeiro-ministro descreve como "elementos criminosos".

Pouco depois de tomar o poder, seu governo sinalizou que a legalização continuaria como uma prioridade, prometendo elaborar a legislação. O uso medicinal da planta já é legalizado no Canadá.

Regras

Prevê-se que a legislação federal atenda a Ottawa com produtores de licenças e assegure a segurança do suprimento da droga, de acordo com as recomendações de uma força-tarefa designada pelo governo. Os canadenses que quiserem cultivar sua própria maconha serão limitados a quatro plantas por família.

Leia também: Ex-presidente que sofreu impeachment na Coreia do Sul deve ir para a prisão

Os governos provinciais do Canadá terão liberdade para decidir como a droga será vendida e a que preço. Enquanto o governo federal estipula que os compradores devem ter pelo menos 18 anos, as províncias serão capazes de definir um limite de idade mais alto, se desejarem.

A iniciativa dividiu opiniões no país, onde os analistas estimaram que a indústria de cannabis  pudesse eventualmente valer entre C$ 5 bilhões (cerca de R$ 11,7 bilhões) e C$ 7 bilhões (cerca de R$ 16,3 bilhões) anuais.

No início de março, o ministro da Justiça de Saskatchewan, Gordon Wyant, disse que seu governo provincial tem "graves preocupações" com a legalização.

"Nós apoiamos usos medicinais da planta, mas também sabemos que haverá algumas questões significativas que surgem como resultado da legalização de uma perspectiva recreativa... não só no que diz respeito à condução com problemas, mas com respeito a toda uma série de outras questões", disse Gordon Wyant em uma convenção na província.

O ministro do Trabalho de Saskatchewan também expressou preocupações sobre como a legalização afetaria a segurança no local de trabalho.

Outros temem que a legalização coloque o Canadá em um caminho de colisão com a administração de Donald Trump. Enquanto que oito estados dos EUA votaram para legalizar a maconha recreativa , a Casa Branca sugeriu que o Departamento de Justiça imponha leis federais que proíbem a droga, levantando preocupações sobre como a abordagem do Canadá coexistirá com uma potencial repressão ao sul da fronteira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!