Deputado polonês fez tais declarações sobre as mulheres durante o seu discurso no Parlamento Europeu
Reprodução/Facebook
Deputado polonês fez tais declarações sobre as mulheres durante o seu discurso no Parlamento Europeu

O deputado polonês Janusz Korwin-Mikke demonstrou, mais uma vez, toda a sua falta de respeito com as mulheres. Isso porque, ao tomar voz dentro do Parlamento Europeu, na última quarta-feira (1º), o polonês disse que as mulheres são "mais fracas" e "menos inteligentes" que os homens.

Leia também: "Estrelas além do tempo": Mulheres da Nasa viram figuras de Lego

As declarações foram feitas durante um debate no Parlamento Europeu sobre a diferença salarial entre homens e mulheres. Em seu discurso Korwin-Mikke expôs sua já conhecida posição machista e misógna.

“Sabe que lugares ocupavam as mulheres nas Olímpiadas gregas? A primeira mulher, digo-lhe, ficou em 800.º lugar. Sabe quantas mulheres há entre os primeiros cem jogadores de xadrez? Eu digo-lhe: nenhuma", disse o deputado, justificando o que diria a seguir. "É claro que as mulheres devem ganhar menos que os homens, porque são mais fracas, mais pequenas e menos inteligentes”, afirmou Kowin-Mikke.

Em resposta ao parlamentar polonês, a deputada Iratxe García tomou a palavra, acusando-o de estar "doído" e "preocupado" com a presença de mulheres em lugares antes não alcançados por elas.

Leia também: No carnaval, a cada quatro minutos, uma mulher foi agredida no Rio

“Senhor deputado, segundo as suas teorias, eu não teria o direito de estar aqui como deputada. Sei que lhe dói e que o preocupa que hoje nós, mulheres, possamos representar cidadãos em condições igualitárias. Eu venho aqui defender as mulheres europeias de homens como o senhor”, afirmou ela.

Histórico racista

Korwin-Mikke, que foi candidato à presidência da Polônia em 2015, já sofreu duas sanções por discursos racistas e pode sofrer uma terceira com esse discurso machista. 

O deputado já ofendeu imigrantes e os definiu como "lixo humano que não quer trabalhar". Além disso, afirmou que Hitler não tinha conhecimento sobre o Holocausto e já fez a saudação nazista dentro do Parlamento. 

Leia também: Partido da Mulher Brasileira é punido por só promover candidatos homens na TV

O presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antoni Tajani, abriu um inquérito interno depois de assistir ao vídeo com as declarações desta quarta e após alguns deputados europeus denunciarem o político. As punições, neste caso, podem variar de multas à suspensão do polonês.

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!