Cinco cientistas da Nasa serão homenageadas em coleção de bonecos de Lego com previsão de lançamento para o final de 2017 ou começo de 2018

Katherine Johnson, Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Grace Roman e Mae Jemison foram cientistas da Nasa
Reprodução/Twitter
Katherine Johnson, Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Grace Roman e Mae Jemison foram cientistas da Nasa

Depois do sucesso do filme “Estrelas além do tempo”, que retrata cientistas negras da Nasa, a  empresa de blocos de montar, Lego, vai lançar um conjunto de cinco bonecos de mulheres que trabalharam na agência espacial como cientistas, engenheiras e astronautas. Os bonecos serão baseados em mulheres reais.

Leia também: Bate-volta espacial: empresa levará dois turistas para viagem à lua em 2018

A escritora de ciências norte-americana, Maia Weinstock, criadora dos bonecos de mulheres da Nasa , compartilhou a boa notícia através do Twitter na terça-feira (1º). “Feliz por finalmente compartilhar: @legoNASAwomen passou na avaliação da @LEGOIdeas e em breve será um conjunto real da Lego”, escreveu.

Weinstock inscreveu o conjunto de bonecos à avaliação da Lego Ideas depois de receber 10 mil votos de apoio do público. Ela afirma que receber a notícia de que tinha ganhado foi “um sonho que se tornou realidade”. Sua criação superou a concorrência acirrada entre outros 11 inscritos, incluindo um Grande Colisor de Hádrons (LHC) montado inteiramente de Lego.

Leia também: Sonda da Nasa encontra objeto desconhecido nos anéis de Saturno

A conta oficial do telescópio Hubble também compartilhou a novidade no Twitter. “ATUALIZAÇÃO: O conjunto @WomenNASA foi aprovado pela LEGO e será lançado entre o final de 2017 e o começo de 2018”, publicou.

A porta-voz da Lego Ideas, Lise Dydensborg, declarou que o projeto vencedor foi escolhido por seu valor inspiracional. “Como escritora e editora de ciências, com grande interesse pessoal por exploração espacial e pela história das mulheres na ciência e na engenharia, o projeto de mulheres da Nasa criado por Maia Weinstock é uma forma de celebrar mulheres bem sucedidas nas ciências, engenharia, tecnologia e matemática, especialmente aquelas cujo trabalho teve grande impacto na Nasa”, disse.

Leia também: Nasa celebra aniversário de "supernova titânica" com imagens incríveis

“Estrelas além do tempo”

O anuncio da nova linha de bonecos vem pouco depois da estreia do filme “Estrelas além do tempo”, que conta a história de Mary Jackson, Katherine Johnson e Dorothy Vaughan, cientistas negras que trabalharam para a agência espacial.

Uma das figuras de Lego é a imagem de Katherine Johnson, homenageada pelo filme. As outras quatro mulheres da Nasa representadas na coleção são Margaret Hamilton, cientista de computação; Sally Ride, astronauta, física e educadora; Nancy Grace Roman, astrônoma e Mae Jemison, astronauta e médica.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.