Investigação terá FBI como foco, por conta de sua conduta com Hillary durante a campanha presidencial
Gage Skidmore/Flickr Commons
Investigação terá FBI como foco, por conta de sua conduta com Hillary durante a campanha presidencial

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12) que abrirá uma investigação para apurar a atuação do FBI e do próprio departamento nas vésperas das eleições presidenciais de novembro do ano passado, no  chamado "emailgate".

+ Mudou de ideia? Trump diz que não investigará Hillary sobre emails

O apelido é usado para nomear o escândalo sobre o uso de um servidor particular de email pela então candidata democrata à presidência norte-americana Hillary Clinton, quando ela era secretária de Estado de Obama. Durante a campanha presidencial, o FBI bateu nessa tecla constantemente, o que pode ter influenciado o resultados das eleições.

Tal investigação trata-se, talvez, da última decisão de relevância do Departamento de Justiça norte-americanos nos poucos dias que ainda restam do mandato do atual presidente do país, o democrata Barack Obama.

Quais serão as investigações

O inspetor-geral da pasta, Michael Horowitz, deverá avaliar como os dirigentes da agência federal cuidaram do caso e por que decidiram reabri-lo nas vésperas do dia das eleições, descobrindo assim se a decisão foi gerada ou não por motivações políticas ou se houve a má-condução do caso.

A investigação também analisará as decisões feitas pelo diretor do FBI, James Comey, que, poucos dias antes das eleições, enviou uma carta ao Congresso dos EUA comunicando que o caso contra Hillary seria reaberto pois novos emails estavam sendo investigados.

+ Como o novo veredicto do FBI sobre os e-mails de Hillary afeta a eleição nos EUA

Os democratas culpam o diretor da agência de ter conduzido as investigações sobre a ex-candidata de tal maneira que teriam causado a derrota da esposa do ex-presidente Bill Clinton na corrida eleitoral.

Esses "novos emails" pesquisados pelo FBI seriam os encontrados em um notebook de Anthony Weiner, marido de Huma Abedin, na época assessora de Hillary. No dia 6 de novembro do ano passado, há dois dias das eleições, Comey disse que as investigações dos emails não provavam nenhum outro delito cometido pela democrata.

Além disso, também será alvo da investigação a declaração dada por Comey em entrevista coletiva de julho do ano passado na qual o diretor do FBI diz que Hillary e sua equipe foram "extremamente descuidados".

+ Campanha de Hillary Clinton acusa FBI de usar '2 pesos e 2 medidas'

A ex-candidata democrata foi acusada de fazer uso indevido de um servidor de email privado para enviar mensagens oficiais no período que era secretária de Estado de Obama, entre 2009 e 2013, colocando, segundo o FBI, em risco a segurança nacional.

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!