O que você faria se faltassem apenas 90 segundos para o fim do mundo? Apesar de não ser um cenário literal, é o que simbolizam os ponteiros do 'Relógio do Juízo Final', que marca o quão próximos estamos de 'meia-noite' - ou seja, do fim do mundo. Após sua última atualização nesta terça-feira (23), os ponteiros indicam: 90 segundos para meia-noite.
Criado em 1947 pelo Comitê do Boletim de Cientistas Atômicos da Universidade de Chicago, o 'Relógio do Juízo Final' mede o quão próxima a humanidade está de chegar ao fim do mundo - quanto mais próximo de meia-noite, mais perto está de uma catástrofe global.
Os ponteiros do relógio são resetados a cada início de ano e posicionados de acordo com o cenário mundial ambiental, econômico, tecnológico e diplomático. Dessa forma, eles podem regredir (em caso de melhora) ou avançar. Na época de sua criação, a ameaça era o desenvolvimento da bomba atômica - que levou à marcação de sete minutos para meia-noite.
No ano passado, com a Guerra na Ucrânia, ele atingiu seu ponto mais crítico desde sua criação, apontando 90 segundos para meia noite.
Neste ano, com o avanço dos conflitos entre Israel e Hamas, o desenvolvimento desenfreado da tecnologia e o acentuamento da crise climática, os ponteiros permaneceram no mesmo lugar que em 2023. Isso, no entanto, não é algo para se comemorar, uma vez que o Relógio só aponta um cenário positivo quando os ponteiros regridem.