Áreas da costa da Nova Zelândia podem afundar mais rapidamente do que o previsto
Wikimedia Commons/ Robert Nyman
Áreas da costa da Nova Zelândia podem afundar mais rapidamente do que o previsto

O nível do mar em algumas partes da Nova Zelândia está subindo até duas vezes mais rápido do que o previsto, acelerando o processo de afundamento de terra e ameaçando as duas maiores cidades do país. Isso é o que revela um novo estudo publicado nesta segunda-feira (2) chamado de NZ SeaRise.

O levantamento é o maior do tipo na nação e é o resultado de um amplo programa de pesquisa quinquenal conduzido por dezenas de cientistas locais e internacionais e financiado pelo governo.

Conforme o estudo, algumas partes da costa neozelandesa já afundam "entre três e quatro milímetros por ano". Com isso, o país tem menos tempo para pensar em alternativas para enfrentar as mudanças climáticas, especialmente, no que tange ao reassentamento de moradores das áreas em maior risco.

Segundo o professor do campus de Victória da Universidade de Wellington e codiretor da pesquisa, Tim Nash, se o nível global do mar aumentar cerca de meio metro até 2100, esse montante significaria, na prática, um metro a mais na altura em grande parte do arquipélago. Isso por conta do fato da terra ceder ao mesmo tempo da elevação do mar.

Com isso, a capital Wellington poderia sofrer com um alta de 30 centímetros do nível do mar até 2040, 20 anos do previsto pelo estudo anterior. Assim, os moradores sofreriam com grandes inundações frequentes. Outro ponto crítico fica em Auckland e áreas próximas, que podem registrar uma elevação de 50% no mesmo período.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!