Onça-pardo gravida flagrada pela primeira vez em reserva ambiental de SP
Reprodução YouTube
Onça-pardo gravida flagrada pela primeira vez em reserva ambiental de SP

Uma onça-parda grávida foi flagrada por câmeras escondidas (armadilhas fotográficas) no Parque das Neblinas, reserva ambiental da região de Mogi das Cruzes, em São Paulo, que faz parte da Mata Atlântica.  É a primeira vez que esse registro foi feito no parque.

Assista ao video:


A onça, que é o segundo maior felino das Américas, está em estado vulnerável. Atualmente, há registro de apenas 1 mil animais fazendo parte da sua população. 

Entre as ameaças para sua plena sobrevivência estão: a caça ilegal , a destruição de habitat e a ocupação humana desordenada. Por já ter populações naturalmente baixas e a reprodução ser lenta, a perda de indivíduos causa grande impacto na sobrevivência da espécie.

“A onça-parda precisa de um amplo território para habitar. No Parque das Neblinas temos 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração. Confirmar a presença da espécie prenhe é um indicativo de que seguimos pelo caminho correto nos trabalhos de restauração e conservação da área, pois além de ser um local próprio para sua circulação, é também um ambiente adequado para sua reprodução”, declara Paulo Groke, Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo. 

As suçuaranas entram em período de reprodução a cada dois anos. A gestação dura entre 80 e 100 dias e elas podem dar à luz a até seis filhotes por vez.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários