Uma formiga recém-descoberta é a primeira espécie animal a receber um nome científico com gênero neutro. Terminado em "they" (eles em inglês) para homenagear a diversidade de gênero, os pesquisadores batizaram a formiga-mandíbula miniatura das florestas tropicais do Equador de “Strumigenys ayersthey”.
Strumigenys é o nome que indica o gênero ao qual a formiga pertence e ayersthey é a junção do sobrenome Ayers , de Jeremy Ayers, com o 'pronome neutro da língua inglesa'.
Normalmente, quando espécies recebem o nome de pessoas, o nome científico termina com -ae (depois de nomes femininos) e -i (depois de nomes masculinos), mas este grupo de pesquisadores queria celebrar pessoas não binárias.
O inseto foi encontrado pela primeira vez por Philipp Hoenle, da Universidade Técnica de Darmstadt , Alemanha, e sua singularidade foi confirmada pelo especialista em taxonomia Douglas Booher, da Universidade de Yale .
Segundo os especilstas, esta formiga é diferente de qualquer outra das mais de 850 espécies pertencentes a seu gênero.
O nome de Jeremy Ayers foi homenageado por Michael Stipe, vocalista e letrista do R.E.M., que ajudou Booher a escrever a seção de etimologia da pesquisa sobre o inseto. O trecho do artigo explica a inspiração por trás do nome da nova espécie.
Ayers, é um amigo em comum do músico e do pesquisador. Ele faleceu em 2016, era um ativista gay dos direitos humanos e lutou por comunidades sub-representadas e indivíduos não binários.
Comentando sobre o nome único, Booher disse: “Um animal tão bonito e raro era a espécie certa para celebrar a diversidade biológica e humana . Pequenas mudanças na linguagem tiveram um grande impacto na cultura. A linguagem é dinâmica e assim deve ser a mudança na nomenclatura das espécies - uma linguagem básica da ciência. ”
Ele espera que esta nova opção de nomenclatura seja usada futuramente "para aqueles que desejam ser identificados fora do gênero binário ".