Greta Thunberg criticou a postura de países que não querem compartilhar vacinas com os que têm menos acesso
Reprodução/Twitter Greta Thunberg
Greta Thunberg criticou a postura de países que não querem compartilhar vacinas com os que têm menos acesso

ativista sueca de 18 anos Greta Thunberg anunciou que não irá participar da conferência da Organização das Nações Unidas ( ONU ) sobre o clima que será realizada este ano na Escócia. De acordo com ela, a preocupação relacionada à desigualdade de acesso às vacinas contra a Covid-19 impedirão muitos países de comparecer ao evento.

"A desigualdade e injustiça climática já está no centro da crise climática", escreveu  Thunberg em seu perfil do Twitter. "Se as pessoas não podem ser vacinadas e viajar para ser representadas igualmente, é antidemocrático e pioraria o problema".

A ativista criticou as nações que não se demonstraram dispostas a compartilhar imunizantes com as que têm pouco acesso ao recurso. "É claro que eu adoraria comparecer à #COP26 de Glasgow. Mas somente se todos puderem participar nos mesmos termos. Neste momento, muitos países estão vacinando jovens saudáveis, muitas vezes à custa de grupos de risco e profissionais da linha de frente (principalmente no sul global, como sempre...)", continuou, se referindo à África, América Latina, Caribe, ilhas do Pacífico e países em desenvolvimento da Ásia e do Oriente Médio.

A conferência de Glasgow já foi adiada em um ano devido à pandemia de Covid-19 e, segundo a ativista, deveria ser postergada novamente. A reunião, conhecida formalmente como Conferência das Partes das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, está marcada para os dias 11 e 12 de novembro.

"Se a tendência atual continuar e a #cop26 precisar ser adiada, isso não significa que precisamos adiar as ações urgentes necessárias. Não precisamos esperar conferências, ou ninguém, ou nada mais para começar a reduzir as emissões drasticamente. Solidariedade e ação podem começar hoje."


*Sob supervisão de Valeska Amorim

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários