Foram realizadas 214 prisões em decorrência das operações da Lei Seca neste final de semana
Divulgação/Detran-SP
Foram realizadas 214 prisões em decorrência das operações da Lei Seca neste final de semana

Em sua primeira grande mobilização nacional, o Fórum Permanente das Operações Lei Seca realizou blitzes em 17 estados do Brasil desde a noite do último sábado (13) até a madrugada deste domingo (14). Na operação, agentes de segurança abordaram 10.993 motoristas. No total, 1.037 deles apresentavam sinais de embriaguez e foram impedidos de continuar dirigindo.

Leia também: Rodízio de veículos volta a valer nesta segunda-feira em São Paulo

Um efetivo de 1.936 homens e mulheres da Polícia Militar dos estados, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes de trânsito foram mobilizados pela operação em todo o País. Foram feitos ao todo 9.522 testes com o etilômetro e lavrados 823 autos de infração, além de 214 prisões. Nas operações da Lei Seca , foram recolhidos 1.610 documentos, entre carteiras de motoristas e certificado de licenciamento de veículos. Mais de 626 automóveis foram removidos para depósito.

Segundo nota divulgada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, um estudo do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, mostrou que a lei salvou 41 mil vidas desde 2008 e poupou ao País mais de R$ 550 bilhões, em perda de produto e renda.

Leia também: Avião derrapa, cai em barranco e deixa passageiros em pânico na Turquia

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) colocam o Brasil em quarto lugar no ranking de acidentes de trânsito nas Américas, atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela. São 47 mil mortos por ano no país e 400 mil com alguma sequela por causa de acidentes.

O tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da Operação Lei Seca do Estado do Rio de Janeiro, disse que objetivo da ação foi chamar a atenção da sociedade para os riscos de beber e dirigir. Para ele, o trabalho repetiu o sucesso da mobilização que encerrou a Semana Nacional do Trânsito do ano passado, feita em setembro, quando foram abordados 19.328 motoristas e 2.549 tinham sinais de embriaguez .

Leia também: Terremoto de 6,8 graus de magnitude atinge o Peru e deixa um morto

“Essa mobilização nacional ajudou a promover a conscientização dos motoristas para que todos juntos - poder público e sociedade -, numa soma de esforços, possamos reduzir os índices de violência no trânsito, que infelizmente ainda apresenta estatísticas negativas em todo o Brasil. Nosso objetivo é realizar mais ações como essa ao longo de todo o ano, integrando todas as operações do País”, afirmou sobre as operações da Lei Seca. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!