Nesta terça-feira (27), o Minstério da Educação ( MEC ) começou a receber inscrições para lista de espera do Programa Universidade Para Todos ( Prouni ). O prazo para manifestar o interesse nas vagas está aberto até amanhã, quarta-feira (28).
Já na próxima segunda (3), o Ministério da Educação informará o resultado da lista de espera.
Quem for selecionado deverá comparecer presencialmente para entrega da documentação entre 3 e 7 de outubro. Isso, conforme procedimentos da divulgados pelas instituição de ensino escolhida.
Como funciona o ProUni
O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. Na edição deste ano, mais de 190 mil bolsas estão sendo oferecidas.
Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha participado das edições de 2020 ou 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha tirado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das matérias e não tenha zerado a redação.
O estudante, no entanto, não pode ter participado do Enem como treineiro. Caso o aluno tenha feito as duas edições da prova, será considerada a com a melhor média de notas.
Para concorrer à bolsa integral , a pessoa deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos per capita.
O programa é destinado a estudantes sem diploma de nível superior. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a uma bolsa exclusiva para cursos de licenciatura e pedagogia, dedicados à formação do profissional de educação básica. Nesse caso, o limite de renda exigido dos outros candidatos não se aplica.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.