A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta feira (08), o retorno presencial total às escolas. A retomada da rede municipal de educação será dividida em duas etapas.
Programada para começar no próximo dia 18, a primeira etapa vai contemplar os alunos da pré-escola, do 1º, 2º, 5º e 9º anos e Carioca II. O programa de aceleração do ensino também será retomado.
Alunos da creche, do 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, alunos de classes especiais e do EJA (Educação de jovens e adultos), devem retornar no dia 25 de outubro.
Mesmo com o distanciamento entre as carteiras liberado, o uso de máscaras é obrigatório. A Secretaria Municipal de Educação (SME) disse que as escolas estão preparadas para receber os alunos e que o retorno permitirá "melhores condições logísticas, para o fornecimento dos insumos da merenda escolar, infraestrutura e materiais de higiene, e pedagógicas".
A rede municipal de ensino do Rio conta com mais de 1.500 escolas, 644 mil estudantes e mais de 50 mil professores, sendo a maior da América Latina.