Benedito Guimarães Aguiar Neto foi demitido do cargo de presidente da Capes
Divulgação/Mackenzie
Benedito Guimarães Aguiar Neto foi demitido do cargo de presidente da Capes

O ministro da Educação , Milton Ribeiro , decidiu exonerar o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes ), Benedito Guimarães Aguiar Neto. A decisão foi comunicada na última sexta-feira e deve ser publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU).

Aguiar, engenheiro que estava no cargo desde janeiro de 2020, confirmou ao GLOBO sua saída e disse que não foi informado sobre os motivos da demissão. Ele afirmou também que não sabe quem assumirá o cargo. "(O ministro) Só me comunicou que eu ia ser exonerado, mas não me apresentou motivo. Aí tem que perguntar para ele. Não sei", disse Aguiar, ao ser questionado sobre as razões da saída.

A mudança na direção da Capes é uma continuidade de diversas trocas que Milton Ribeiro vem fazendo na estrutura do MEC e de instituições ligadas à pasta. Recentemente, ele demitiu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, e fez trocas em outros cargos importantes da autarquia. Pessoas da gestão do ex-ministro Abraham Weintraub estão sendo trocadas por Ribeiro, que assumiu o MEC há mais de oito meses, em julho de 2020.

A Capes tem papel fundamental no fomento e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, com atuação em todo o território brasileiro. Atua também no sistema de avaliação da pós-graduação no Brasil, contribuindo para padrões de excelência acadêmica em diversos mestrados e doutorados.

Benedito Guimarães Aguiar Neto, que deixa a Capes, é graduado e mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha, com pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos, segundo currículo disponível na página da própria Capes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!