Salas voltarão a ficar vazias após decisão de suspender atividades presenciais
MChe Lee/Unsplash
Salas voltarão a ficar vazias após decisão de suspender atividades presenciais



O ano letivo mal começou na rede privada e a escalada da Covid-19 volta a afetar a rotina dos alunos. No Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, por exemplo, 17 casos suspeitos de Covid-19 entre estudantes e funcionários levaram a direção a suspender as aulas presenciais do ensino fundamental II e do ensino médio. O Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), em Santa Teresa, e a Escola Edem, em Laranjeiras, também voltaram às atividades on-line exclusivamente, para evitar a transmissão da doença.

No São Vicente, sete alunos tiveram sintomas da doença . Um deles teve o diagnóstico confirmado, e os testes de quatro deram negativo. Dois ainda esperam o resultado. Mas eles tiveram contato com dez pessoas que apresentaram sintomas, sendo que quatro já tiveram a doença confirmada. Entre os professores, um teve teste positivo. No total, numa rede de contatos, já foram identificados seis infectados e 35 com sintomas.

Num comunicado aos pais de alunos no começo da semana, o colégio anunciou a suspensão das aulas presenciais de terça passada até a próxima segunda-feira. Em nota, diz que as aulas presenciais do ensino fundamental 1 foram mantidas porque “o segmento envolve um número menor de pessoas, o que reduz a movimentação pela cidade e no colégio”. A decisão tranquilizou alguns pais.

"Minha filha estava apenas nas aulas remotas. Apesar de todo os cuidados que a escola estava tomando, não me senti seguro para mandá-la para o esquema presencial. Acho que a decisão da escola de interromper o sistema híbrido (com aulas presenciais e on-line) em um momento em que a pandemia se mostra ainda mais grave foi acertada. Em meio a tanto desgoverno, é sinal de que algumas entidades ainda se preocupam", afirmou Humberto Machado, pai de uma aluna do 3º ano do ensino médio.

À espera do mapa de risco

O Ceat informou que a suspensão foi adotada no último dia 10 e vem sendo avaliada semanalmente. “É importante ressaltar que não há casos confirmados de contágio envolvendo diretamente a presença na escola e que os resultados dos exames envolvendo casos suspeitos foram negativos”, divulgou o colégio, que classificou o momento atual como sendo de “regime de alerta e atenção total”.

As atividades presenciais em todos os segmentos na Edem também foram suspensas esta semana. O colégio disse que aguarda a divulgação do novo mapa de risco pelo estado, prevista para hoje.

Uma resolução da Secretaria estadual de Educação determina que as aulas presenciais sejam interrompidas quando a região estiver na bandeira vermelha, como a capital está classificada desde a última sexta-feira.

O secretário estadual de Educação , Comte Bittencourt, chegou a anunciar na semana passada a suspensão das aulas presenciais, valendo para os colégios estaduais e os privados que oferecem o ensino fundamental 2 e o ensino médio. Entretanto, no mesmo dia, o governador em exercício Cláudio Castro disse que essa decisão só seria tomada esta semana, o que não aconteceu.

A Justiça determinou que o estado do Rio apresente as medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança das aulas presenciais . A ação foi impetrada por sindicatos de profissionais de ensino. Procurado, o governo não se manifestou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!