Segundo dia de prova do Enem aconteceu neste domingo
Cadu Rolim / Agência O Globo
Segundo dia de prova do Enem aconteceu neste domingo

segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) trouxe questões de Exatas. Entre os temas abordados, estavam derramamento de óleo, câncer, manifestação e até uma tirinha do personagem Garfield.

Assim como na primeira prova, não foi abordado nenhum tema a respeito da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) ou de vacinação . Apenas uma questão fazia referência a um vírus, o da Aids, que abordava mudanças genéticas na soja que estimulam a criação de uma enzina que teria a capacidade de combater o HIV.

No campo da saúde, apenas o tratamento do câncer foi abordado, em duas questões diferentes. Na primeira, uma série de gráficos apresentava informações sobre os resultados de drogas e o candidato deveria apontar o mais eficiente. Em outra, a prova descrevia um tipo de tratamento e o aluno precisava saber qual era aquele método.

Em Biologia , também foi exigido conhecimento sobre o impacto do derramamento do petróleo na Baía de Guanabara.

Você viu?

Na prova de Matemática , as questões abordaram a aplicação da disciplina na vida real. Em uma das questões, o aluno precisava medir a quantidade de pessoas de uma manifestação baseado nos parâmetros apresentados pela prova. Em outra, a questão definia as medidas corretas da bandeira do Brasil e o alunos devia apresentar a quantidade necessária de pano para a bandeira no tamanho estipulado pela prova.

Outros temas abordados foram geometria, fração, interpretação de tabelas, porcentagem e conversão de unidades de medida e de massa.

Mais fácil

O professor de Física do ProEnem Ricardo Fagundes avalia que a prova da disciplina foi mais fácil do que nos anos anteriores.

"A prova veio num nível mais fácil do que nos anos anteriores, mas com estrutura dentro do esperado. Metade mais conceitual e a outra metade envolvendo matematização. Quase um terço da prova tinha questões de eletricidade e magnetismo, mas também abordou bem ondulatória, cinemática e termologia. Senti falta de questões de mecânica, como Lei de Newton, dinâmica, gravitação", analisou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!