Escolas ficaram por vários meses do ano em razão da pandemia da Covid-19
Luiza Moraes / Agência O Globo
Escolas ficaram por vários meses do ano em razão da pandemia da Covid-19

A gestão do prefeito Bruno Covas  (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (16) que as aulas do ano letivo de 2021 da rede municipal vai começar no dia 4 de fevereiro. Ainda de acordo com a Prefeitura, há "muita expectativa" para que o reinício já seja com aulas presenciais .

A avaliação das autoridades municipais é a de que as escolas já estariam preparadas para receber de volta os alunos, mas essa retomada retorno ainda dependeria de autorização da área de Saúde.

"As escolas estão preparadas, os protocolos estão aplicados e aguardamos a autorização da Vigilância Sanitária para retomarmos as aulas de forma presencial no dia 4 de fevereiro, se a Saúde entender ser seguro", afirmou o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano. "As aulas estão programadas para o próximo ano e o calendário já foi publicado", completou.

Segundo Caetano, em 2020 a cidade de São Paulo fez "o maior programa de reformas em escolas de que se tem notícia". "Foram 500 escolas, das 1.500 que temos no ensino fundamental e médio, que receberam reformas de grande porte neste ano. Elas estão preparadas e os protocolos estão aplicados", disse.

Você viu?

Com o novo avanço de casos da Covid-19 em São Paulo, Covas paralisou o plano de abertura na educação no mês passado. Desde o dia 3 de novembro, as escolas públicas e particulares só tiveram autorização de retomar aulas presenciais para o ensino médio. Para educação infantil e fundamental, o aval é apenas para atividades extracurriculares, como reforços e exercícios recreativos. 

Ainda segundo o secretário, a Prefeitura também vai começar a entregar na próxima semana os primeiros tablets para os alunos da rede, que foram anunciados em agosto. Pelo cronograma da gestão, 10 mil equipamentos serão entregues neste mês. Para os demais, a previsão é até fevereiro do próximo ano.

O objetivo da Prefeitura é que, com o retorno das aulas, os estudantes usem os tablets no contraturno. "No ano que vem, todos os alunos da rede pública municipal estudarão em tempo integral", disse Caetano. "Uma parte do turno na escola - se a gente tiver condição, a gente tem muita expectativa de reabrir em fevereiro - e uma parte em casa, com o reforço escolar." 

A gestão Covas anunciou, ainda, mudanças para distribuição de uniformes e materiais escolares. Segundo a Prefeitura, cada aluno da rede vai receber um benefício de R$ 387,10 a partir do dia 18 de janeiro para adquirir os materiais.

A Prefeitura diz ter feito consulta de mercado para definir o valor do auxílio. Pela programação, o benefício seria para comprar cinco camisetas e cinco pares de meia, além de uma jaqueta, blusão, calça, bermuda e par de tênis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!