O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ), divulgou nesta segunda-feira (18) um comunicado em que afirma que a data da edição 2020 do exame "não é imutável".
Leia também: Fechados com o capitão: O que afasta e o que aproxima Bolsonaro de seus ministros
O Inep defende que "diversos fatores ainda estão incertos" e "ainda estamos enfrentando a situação de emergência de saúde pública" e, dessa forma, ainda não há como definir se haverá ou não o adiamento do Enem .
Por enquanto o exame continua marcado para sua data original, em novembro deste ano. Contudo, entidades estudantis, universidades e colégios federais defendem que manter a data irá aumentar as desiguais existentes no Brasil. Eles explicam que com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19, muitos alunos mais pobres não têm acesso ao ensino remoto ou à internet.
Leia também: Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real
O Inep afirma que "está buscando garantir a execução adequada (do Enem ), não apenas para cumprir com seu dever institucional, mas, principalmente, para não prejudicar mais ainda a sociedade brasileira".