Ministro Abraham Weintraub, da pasta da Educação
Alan Santos/PR
Ministro Abraham Weintraub, da pasta da Educação

O Ministério da Educação (MEC) quer implantar mudanças no  Saeb , o sistema de avaliação federal de educação básica , e ampliar a aplicação da prova para todos os anos do ensino fundamental, desde o 1º ano. As mudanças, no entanto, ainda não têm o aval da área técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com a pasta, a mudança já passaria a valer a partir desse ano, mas seria implantada de forma gradual até 2025 a partir do 1º ano. Os demais seriam contemplados com as alterações conforme o tempo passasse. O currículo dessas áreas ainda está em construção nos estados.

Leia também: Comissão aprova convite para ministro falar sobre problemas no Enem

Os planos de mudanças ocorrem em meio a uma crise vivida pelo Ministério da Educação em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ). Vários questionamentos a respeito do exame foram levantados após quase 6 mil candidatos terem erros nas suas notas. As falhas afetaram os calendários do Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ) e do Programa Universidade para Todos ( ProUni ).

A reformulação do MEC inclui também mudanças no próprio Enem, sendo que elas estão previstas para acontecer a partir de 2024. Apesar da intenção, a prova deve continuar no mesmo formato até lá e um grupo de trabalho ainda vai se reunir para definir quais serão essas alterações.

Leia também: Maia volta a criticar Weintraub: "Representa a bandeira do ódio"

O desafio do Enem será se adequar à reforma do ensino médio, ainda em fase inicial de implementação, que prevê que parte da grade curricular seja de escolha dos alunos em uma das cinco seguintes áreas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico.

Já no caso do Saeb , o teste é feito no 5º e 9º anos do ensino fundamental e o 3º do médio. Os resultados são cruzados com dados de fluxo escolar, quando há repetência e abandono, para se chegar ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!