MEC planeja mudanças no Enem após críticas com erros

Ainda neste ano será criado um grupo de trabalho para discutir as mudanças no exame, que devem entrar em vigor apenas em 2024
Foto: Agência Brasil
Weintraub


O Ministério da Educação, chefiado por Abraham Weintraub, deseja realizar mudanças na estrutura do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), conforme informações da Folha de S.Paulo.

O ministro Weintraub enfrenta atualmente uma crise na condução da pasta, gerada pela série de falhas envolvendo a correção do exame e a inscrição dos alunos no SISU (Sistema de seleção unificado) e no ProUni. 

A proposta que altera as regras do Enem deve entrar em vigor a partir de 2024. Um grupo de trabalho será criado, ainda este ano,  para definir as alterações e formular as diretrizes do novo exame. 

Lei também:  Comissão aprova convite para ministro falar sobre problemas no Enem

 O governo deseja aprovar as mudanças para que o exame esteja alinhado com a reforma do ensino médio, ainda em fase inicial de implementação. 

A reforma foi aprovada no governo do ex-presidente Michel Temer, e permite, dentre outras especificidades, que o aluno possa definir sua grade curricular com foco em uma das cinco áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico.

A construção da base curricular  do ensino médio é de responsabilidade dos estados. Uma das ideias do governo federal é de que os alunos façam provas de acordo com  a área que estudaram.

Leia também:  Eduardo Bolsonaro defende Weintraub e diz que só  "pessoal Paulo Freire" fala mal

Saeb também deve mudar

Além do Enem, o MEC deseja promover mudanças no Saeb ( Sistema Federal de Avaliação da Educação Básica) com a aplicação de provas para todas as séries do ensino fundamental, incluindo alunos do 1º ano. Essa medida fará com crianças de 6 anos, ainda em fase de alfabetização, sejam avaliadas.

Em 2020, alunos do 2; 5º;9º ano do ensino fundamental e 3º;4º séries do Ensino Médio irão participar da avaliação do Saeb. 



Link deste artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2020-02-04/em-meio-a-crise-mec-planeja-mudancas-no-enem.html