Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
Roberto Casimiro / Agência O Globo
Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel

O Diário Oficial do Rio de Janeiro desta segunda-feira (27) trouxe a criação de nove escolas estaduais. Dessas, oito passam a ter nomes homenageando policiais e bombeiros militares.

As novas escolas estão no lugar de outras que já existiram, e que homenageavam professores, escritores, artistas e humanistas, como Rachel de Queiroz, Carlos Heitor Cony, Zilda Arns e Luiz Melodia.

Segundo o secretário Pedro Fernandes, a medida foi tomada porque, em tempos de Recuperação Fiscal, o estado não poderia criar novas unidades. A solução, portanto, foi aproveitar a estrutura administrativa de unidades que já haviam sido fechadas em administrações anteriores.

Leia também: Atraso na divulgação do Sisu força mudanças em calendário de universidades

Todas também ganharam novos endereços — e, em sete delas, a mudança foi inclusive de município. O secretário explica ainda que os nomes foram alterados porque as escolas irão adotar o modelo cívico-militar, uma das promessas do governo Wilson Witzel (PSC).

A lei para regulamentar esse tipo de modalidade ainda está parada na Assembleia Legislativa. Uma das críticas dos deputados é que o projeto prevê a substituição de pedagogos por militares na direção das unidades.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!