Candidatos tiveram nota abaixo do que deveriam
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Candidatos tiveram nota abaixo do que deveriam

Os erros nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) foram causados por falhas em pelo menos duas etapas do processo de produção das provas, envolvendo "instabilidade" em sensor específico. As informações estão em um documento enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ), responsável pela realização do Enem, à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), com as explicações da gráfica Valid Soluções S.A.

Segundo a explicação, o processo prevê uma "verificação redundante", ou seja, a associação da prova com o gabarito deveria ser conferida uma segunda vez, o que também não funcionou. Quando o caderno de provas e o cartão de respostas são associados de forma errada, o desvio é sinalizado para ser corrigido em outro sistema de conferência, chamado de "célula de reprocesso", o que não aconteceu.

Leia também: Ministério Público recebeu 250 representações contra problemas no Enem

"Por decorrência estas provas não foram encaminhadas à célula de reprocesso para seu respectivotratamento. A verificação e o tratamento na linha de reprocesso destinavam-se a impedir possível erro deassociação, o que pode ter sido afetado pela ausência de desvio após a identificação do desvio.A Consequência desta falha não nos permite assegurar a correta associação, o que deveriaser verificado e tratado na linha de reprocesso", destacou a Valid.

Você viu?

Um outro ponto assinalado pela gráfica foi a "instabilidade em um sensor específico de disparo de leituras dos cadernos de prova". De acordo com a empresa, essa instabilidade foi verificada "especificamente no segundo dia de aplicação" e pode ser constatada após o Inep acionar a gráfica.

Leia também: Por problemas técnicos, universidade não selecionará candidatos por meio do Sisu

"Com base nas evidências apresentadas pelo INEP, simulamos o processo e conseguimos reproduzir a situação e consequentemente elaborar ferramenta para pesquisar a base de inscritos suspeitos de inconsistência na associação com o gabarito personalizado", destaca o documento.

O Inep recebeu 172 mil e-mails relatando erros no resultado do Enem. O Instituto informou que 5.974 candidatos foram afetados com o erro nas notas e já tiveram as médias recalculadas. Segundo o órgão, todas as 3,9 milhões de provas da última edição do exame foram conferidas.

    Leia tudo sobre: Enem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!