Em vídeo, Weintraub falou sobre os problemas enfrentados pelos estudantes com o Sisu
Agência Brasil
Em vídeo, Weintraub falou sobre os problemas enfrentados pelos estudantes com o Sisu

O ministro Abraham Weintraub publicou, na noite desta terça-feira (21), um vídeo para explicar os problemas enfrentados no portal do Sisu. Segundo ele, o site apresentou "lentidão" por excesso de acessos simultâneos.

Leia também: Falha no Enem foi causada por 'atabalhoada contratação' de gráfica, diz comissão

"Estou no centro de comando da área de TI do MEC onde a gente está acompanhando o Sisu. Alguns de vocês experimentaram uma lentidão. O que aconteceu? Houve uma demanda muito acima do que era previsto e do que era do passado. Já trabalhávamos com um incremento de demanda, mas não tão grande. Com isso, tivemos que fazer algumas adaptações", afirmou Weintraub .

Ainda de acordo com o ministro, até às 19h de ontem, houve 827 mil inscrições de 474 mil inscritos. Cada candidato pode fazer até duas inscrições: uma em cada universidade ou curso que tem interesse.

"A decisão tomada por nós no ano passado de migrar para nuvem foi acertada. Com isso a gente consegue expandir a capacidade de atendimento para mais de 150 mil pessoas simultaneamente. Toda vez que tem um incremento na capacidade de atedimento a gente precisa fazer uma adaptação do software que faz uma ponte entre o Sisu e a nuvem. É isso que você experimentou. Uma lentidão, há uma interrupção, uma adaptação, o sistema volta. Fiquem tranquilos. O sistema está funcionando. E até domingo você tem. Todo mundo vai poder se inscrever. Ninguém vai ser deixado para trás, afirmou.

Problemas apresentados

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ) foram abertas nesta terça-feira, mas candidatos relataram problemas para entrar no portal. Alunos de todo o país reclamaram de lentidão no sistema, e muitos afirmaram ler o aviso "Inscrições encerradas" ao tentar submeter as notas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) às universidades públicas.

Leia também: Caso Flordelis: celular do pastor 'apareceu' na casa de senador horas após crime

Antes de participar de uma reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro , o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou um vídeo no Twitter com o intuito de "tranquilizar" os estudantes que estão tentando acesso no sistema, e disse que o portal já tinha recebido quase 500 mil inscrições.

"Bom dia! O Sisu está rodando normalmente nesta manhã. Manteremos as inscrições até domingo (26). Cada participante pode optar por se inscrever em dois cursos diferentes! Boa sorte a todos!",  escreveu no Twitter, às 8h21 da manhã. 

Você viu?

A essa hora, contudo, muitos estudantes já diziam nas redes sociais que o site estava lento e não era possível selecionar os cursos desejados. A reclamação era de que o portal dava as inscrições como encerradas.

O estudante Henrique José, de 22 anos, está se inscrevendo no Sisu pela terceira vez. Ele diz que o processo de inscrição no Sisu sempre foi atribulado, mas antes não havia tanta "enrolação".

"Estou tentando entrar desde as 9h da manhã, mas o site 'buga' na parte de selecionar o curso. Acho que agora fecharam de vez, porque não carrega mais nada", disse o morador de São Gonçalo, que quer cursar Letras-Inglês na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Vanessa Nascimento, de 25 anos, acessou o portal esta manhã com a intenção de se inscrever para Medicina Veterinária da Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf) e não conseguiu. Ela afirmou estar tentando entrar no sistema desde as 8h30 da manhã.

"Das primeiras vezes que tentei, consegui entrar, mas chegava na hora de escolher a opção de curso e não entrava. Agora, o (site) está dando inscrições encerradas", disse a moradora de Campos dos Goytacazes.

Ela contou já ter tido melhores experiências no portal do Sisu: "em 2017, salvo engano, consegui me inscrever pela manhã".

Leia também: Responsável por matar produtor no trânsito segue solto 3 meses após o crime

A União Nacional dos Estuantes ( UNE ) se manifestou a respeito da história. "Estamos tentando entrar em contato com o MEC, nunca um exame teve tantos episódios de negligência com os estudantes!", escreveu a organização no Twitter.

Ao Globo, a assessoria do Ministério da Educação ( MEC ) informou que ainda está apurando as reclamações junto ao setor responsável e emitirá uma nota de posicionamento em breve.

    Leia tudo sobre: Enem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!