O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o corte de metade do orçamento da Capes para 2020
Renato Costa / FramePhoto / Agência O Globo - 28.8.19
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o corte de metade do orçamento da Capes para 2020

O ministro da Educação , Abraham Weintraub, anunciou o corte de metade do orçamento da Capes, principal financiadora de pesquisas de pós-graduação no país. A instituição receberá apenas R$ 2,2 bilhões em 2020 enquanto que, em 2019, foram destinados R$ 4,3 bilhões para o órgão.

Leia também: Ministro da Educação comete erros de português em documento para Paulo Guedes

Segundo Weintraub , a medida é necessária para assegurar que as universidades federais tenham o mesmo montante que receberam em 2019 para custear suas atividades. "Quase tudo vai ficar igual ou melhor. O único lugar que teremos de apertar e vai aparecer número ruim será na Capes . Vai sair o número, o pessoal vai gritar, mas será resolvido", afirmou o ministro ao jornal O Estado de S. Paulo.

Em 2019, a Capes sofreu com o contingenciamento de recursos e foi obrigada a congelar milhares de novas bolsas. Entretanto, com o valor previsto para 2020, a instituição não será capaz de arcar com os custos das bolsas em andamento.Segundo Weintraub , o ministério está procurando uma alternativa para evitar que os bolsistas não fiquem sem pagamento. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!