O Ministro da Educação Abraham Weintraub publicou uma série de mensagens na noite dessa terça-feira (13), debochando da manifestação de estudantes contra os cortes da pasta em todo o País. Em sua conta do Twitter, o chefe do MEC compartilhou fotos dos protestos em São Paulo e Brasília e as comparou com uma torcida de futebol.
Leia também: Milhares vão às ruas pela educação e contra a reforma da Previdência; veja fotos
"Após 46 anos, a Portuguesa Futebol Clube finalmente volta a ser Campeã Paulista. A Leões da Fabulosa levou todos os torcedores do time do Canindé para comemorar na Av. Paulista (foto). A frota de combis congestionou a Al. Santos. O fornecimento de pães está suspenso até amanhã", escreveu Weintraub. "Oops, Kombi...estava rindo quando escrevi...", debochou.
Em outra publicação, o ministro compartilhou fotos dos protestos em frente ao MASP, na Avenida Paulista, e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e comparou com o livro infantil "Onde está Wally", em que o leitor tem que localizar o personagem em vários cenários.
De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), os protestos pela educação ocorreram em 200 cidades e 26 estados brasileiros. O maior dos atos aconteceu na Avenida Paulista, que reuniu cerca de cem mil pessoas. Já no Rio de Janeiro, a organização estima que cerca de 40 mil pessoas saíram das imediações da Igreja da Candelária e foram até o Edifício Sede da Petrobras.