Ministro da Educação, Abraham Weintraub negou que governo planeja cobrar mensalidade em universidades federais
Luís Fortes/MEC
Ministro da Educação, Abraham Weintraub negou que governo planeja cobrar mensalidade em universidades federais

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta segunda-feira (15) durante evento em Florianópolis (SC) que o governo Jair Bolsonaro (PSL) não planeja cobrar mensalidades dos alunos em universidades federais.

Leia também: Sem apoio do governo para ir à olimpíada de matemática em Taiwan, alunos buscam R$ 30 mil até esta segunda

“O governo do presidente Jair Messias Bolsonaro não vai cobrar, nunca saiu daqui, isso é fake news, não vai cobrar, do estudante de graduação das unidades federais, mensalidade alguma”, afirmou Weintraub .

Na noite deste domingo, o ministro já havia utilizado seu Twitter para dizer que os estudantes não pagarão pela graduação. "Haverá mais liberdade para pesquisa e trabalho!", escreveu.

O assunto de que universidades federais passariam a cobrar mensalidades tomou conta das redes sociais nos últimos dias e rapidamente viralizou. Ainda em seu Twitter, o chefe do MEC também negou os rumores de que o governo pretende privatizar as federais.

Leia também: Garantia à educação de crianças e adolescentes ainda não é integral

"Não há privatização alguma! Teremos um modelo moderno, que nos aproximará da Europa, Canadá, Israel, Austrália, EUA, etc. A adesão das universidades será voluntária, permitindo separar o joio do trigo... as que quiserem ficar no atual modelo, poderão ficar...", reiterou.

Ainda nesta segunda, o ministro defendeu os cortes aplicados pelo MEC nas universidades federais. “Passado 70 dias não tem uma universidade federal fechada. Não tem uma universidade sem luz. Não tem um refeitório, estudantes sem alimentação no bandejão. O que foi feito? Foi feito gestão”, ponderou.

Leia também: MEC pretende implantar 108 escolas cívico-militares no Brasil até 2023

Apesar de negar que serão cobradas mensalidades dos estudantes, Weintraub já defendeu a cobrança para cursos de pós-graduação, algo que poderia aumentar a receita das instituições, de acordo com o ministro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!