Falência da gráfica não adiará a data do Enem 2019, garante Inep
Reprodução
Falência da gráfica não adiará a data do Enem 2019, garante Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu, nesta terça-feira (2), que o pedido de falência da gráfica responsável pela impressão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não adiará o exame.

Leia também: Isenção da taxa do Enem pode ser pedida a partir de hoje; veja como solicitar

"O Inep informa que as etapas para a aplicação do Enem 2019 transcorrem normalmente e que o cronograma está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro, conforme prevê o Edital", diz o Inep, em comunidado oficial.

O instituto ainda reitera que está avaliando "alternativas seguras" para garantir a lisusa do exame."Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, existem alternativas seguras sendo avaliadas."

A RR Donnelley, multinacional responsável pela impressão do exame desde 2009, informou na manhã desta segunda-feira (1º) que “precisou encerrar suas operações no Brasil” por causa das “atuais condições de mercado”. A gráfica imprimia o Enem desde quando a prova foi roubada e cancelada, ainda em 2009, quando o ministro da Educação era o agora ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT). 

De acordo com as informações reveladas pelo jornal  O Estado de S.Paulo  , o cronograma do MEC previa que as provas fossem encaminhadas para a gráfica ainda neste mês ou, no máximo, em maio, para que não houvesse nenhum atraso.

A situação representa mais um entrave para o MEC , que sofre uma crise administrativa durante a gestão Bolsonaro. Na semana passada, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, foi demitido ao se desentender com o ministro Ricardo Vélez Rodríguez

Leia também: Taxa de inscrição do Enem sobe para R$ 85; veja cronograma completo

Era o presidente do Inep quem daria o aval para o trabalho da comissão criada para analisar questões consideradas inadequadas no  Enem  . Por enquanto, ainda não foi nomeado um substituto para essa função.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!