Inscrições para o ProUni 2019 poderão ser feitas a partir de quinta-feira (31) até o dia 3 de fevereiro
Reprodução/ Valter Campanato - Agência Brasil
Inscrições para o ProUni 2019 poderão ser feitas a partir de quinta-feira (31) até o dia 3 de fevereiro

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni 2019) já podem consultar as bolsas disponíveis e as instituições participantes do processo seletivo do primeiro semestre de 2019. Nesta edição, serão ofertadas 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, distribuídas em 1.239 instituições de educação superior de todo o país.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta é a maior oferta de vagas da história do programa, desde sua criação, em 2005. As inscrições para o  ProUni 2019 poderão ser feitas a partir de quinta-feira (31) até o dia 3 de fevereiro.

Podem se inscrever candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior, mas que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) em 2018. É necessário, ainda, que o candidato atenda ao menos a um dos requisitos a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. As integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais contemplaram os candidatos que têm renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para o dia 6 de fevereiro de 2019.

Leia também: Enem 2018 registra maior nota média dos últimos anos em quase todas as provas

Confira o calendário do ProUni 2019

Ministério da Educação ressalta que o ProUni 2019 conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal
shutterstock
Ministério da Educação ressalta que o ProUni 2019 conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal
  • I nício das inscrições: 31 de janeiro
  • Termino das inscrições: 3 de fevereiro 
  • Primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Matrículas da primeira chamada: 6 a 14 de fevereiro
  • Segunda chamada: 20 de fevereiro
  • Matrículas da segunda chamada: 20 a 27 de fevereiro
  • Adesão à lista de espera: 7 e 8 de março
  • Resultado da lista de espera: 11 de março
  •  Matrículas para quem passou na lista de espera: 12 e 13 de março

Leia também: Simulador de notas aponta chances de conseguir vaga pelo Sisu, ProUni e Fies

O Ministério da Educação ressalta que o ProUni 2019 conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e o Fundo de Financiamento Estudantil (Novo Fies), que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa. O ProUni já atendeu mais de 2,47 milhões de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!