Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Encceja 2018 começa de manhã
Divulgação/ MEC
Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Encceja 2018 começa de manhã

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018) para residentes no Brasil ocorre neste domingo (5), e os mais de 1,6 milhão de candidatos devem ficar atentos para não errar os horários das provas, já que o  exame será aplicado em dois turnos.

Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o  Encceja 2018 começa no período matutino. Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, de acordo com o horário de Brasília. O exame terá início às 9h e encerrará às 13h.

No turno da tarde, os portões abrirão às 14h30 e fecharão às 15h15, ainda conforme o horário de Brasília. As provas começarão às 15h30 e terminarão às 20h30

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.

Para o ensino fundamental , cada prova aborda as seguintes áreas do conhecimento:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio , as áreas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Leia também: Criança só pode entrar no ensino fundamental se fizer 6 anos até março

Certificado do Encceja 2018

Para obter a certificação do ensino fundamental por meio do Encceja 2018, é preciso ter, no mínimo, 15 anos
Shutterstock/Divulgação
Para obter a certificação do ensino fundamental por meio do Encceja 2018, é preciso ter, no mínimo, 15 anos

O Encceja é gratuito, no entanto, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente no Encceja. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato.

O candidato pode obter tanto o diploma como uma declaração parcial em determinada área de conhecimento, como matemática por exemplo. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.

Embora seja organizado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a emissão do certificado e declaração de proficiência no exame aos jovens e adultos é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão para participarem do exame.  

Leia tambeém: Brasil ainda não atingiu a meta de redução do analfabetismo fixada em 2015

Durante a inscrição, cada candidato precisou escolher em qual Instituição Certificadora pretende solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados – que acontecerá em novembro.

Para obter a certificação do ensino fundamental por meio do Encceja 2018 , é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!