
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018) para residentes no Brasil ocorre neste domingo (5), e os mais de 1,6 milhão de candidatos devem ficar atentos para não errar os horários das provas, já que o exame será aplicado
em dois turnos.
Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Encceja 2018 começa no período matutino. Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, de acordo com o horário de Brasília. O exame terá início às 9h e encerrará às 13h.
No turno da tarde, os portões abrirão às 14h30 e fecharão às 15h15, ainda conforme o horário de Brasília. As provas começarão às 15h30 e terminarão às 20h30
O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.
Para o ensino fundamental , cada prova aborda as seguintes áreas do conhecimento:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática;
- Historia e Geografia;
- Ciências Naturais.
Para o ensino médio , as áreas são:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Leia também: Criança só pode entrar no ensino fundamental se fizer 6 anos até março
Certificado do Encceja 2018

O Encceja é gratuito, no entanto, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente no Encceja. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato.
O candidato pode obter tanto o diploma como uma declaração parcial em determinada área de conhecimento, como matemática por exemplo. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.
Embora seja organizado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a emissão do certificado e declaração de proficiência no exame aos jovens e adultos é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão para participarem do exame.
Leia tambeém: Brasil ainda não atingiu a meta de redução do analfabetismo fixada em 2015
Durante a inscrição, cada candidato precisou escolher em qual Instituição Certificadora pretende solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados – que acontecerá em novembro.
Para obter a certificação do ensino fundamental por meio do Encceja 2018 , é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.