Local da prova do Encceja 2018 pode ser acessado no cartão de confirmação da inscrição, na página do participante
Reprodução
Local da prova do Encceja 2018 pode ser acessado no cartão de confirmação da inscrição, na página do participante

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta segunda-feira (23) a consulta, pela internet, os locais de prova dos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018). A informação pode ser acessada no cartão de confirmação da inscrição , na página do participante. Para isso é preciso informar o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição.

O cartão de confirmação do Encceja 2018 informa a data e horário da prova, número de inscrição, as áreas de conhecimento do exame e nível de ensino, além de solicitações de atendimento diferenciado.

A aprovação no exame garante uma certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio e será aplicado no dia 5 de agosto para 1.695.607 pessoas. Dessas, 356.326 farão provas para o ensino fundamental e 1.339.281, para o ensino médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação sugere que os candidatos levem o cartão de confirmação da inscrição impresso no dia do exame, embora não seja obrigatório.

Novidades do Encceja 2018

Candidato que faltar no dia da aplicação do Encceja 2018 e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar taxa
Tomaz Silva/Agência Brasil - 5.11.17
Candidato que faltar no dia da aplicação do Encceja 2018 e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar taxa

O Encceja é gratuito, no entanto, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente no Encceja. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato.

O candidato pode obter tanto o diploma como uma declaração parcial em determinada área de conhecimento, como matemática por exemplo. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.

Leia também: MEC vai avaliar qualidade de ensino de creches e pré-escolas

Para certificado de conclusão de ensino fundamental, exige-se que se tenha 15 anos de idade completos na data de aplicação da prova; e para o de ensino médio, 18. O MEC esclareceu que quem emite essa certificação são as secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia reconhecidos pelo Inep.

Aplicação em dois turnos

Encceja 2018 terá duas provas por turno: aplicação dos testes está marcada, respectivamente, para 9h e 15h30
Shutterstock/Divulgação
Encceja 2018 terá duas provas por turno: aplicação dos testes está marcada, respectivamente, para 9h e 15h30

Para o nível fundamental, o exame é composto de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação. As áreas avaliadas são: ciências naturais; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; e matemática.

No ensino médio , o candidato deve comprovar que tem domínio dos seguintes campos: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

Serão duas provas por turno. A aplicação dos testes está marcada, respectivamente, para 9h e 15h30 (horário de Brasília), tendo duração de quatro e cinco horas. Em ambas as ocasiões, os portões serão abertos com uma hora de antecedência, às 8h e 14h30.

As provas específicas para candidatos que residam no exterior e para adultos que cumprem penas privativas de liberdade e adolescentes – modalidades Exterior, Exterior PPL e Nacional PPL – serão realizadas respectivamente nos dias 16 de setembro, 17 a 21 de setembro e 18 a 19 de setembro.

Leia também: Fique de olho! Inscrições para o Fies foram prorrogadas até esta terça-feira

O Inep informou que disponibilizará dois tipos de atendimento aos candidatos com necessidades especiais no Encceja 2018 : o especializado, para participantes com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, física e intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira ou visão monocular; e o específico, a gestantes, lactantes e idosos. Se desejar, o candidato também poderá pedir para ser tratado por um nome social de sua escolha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!