Tamanho do texto

Candidatos às bolsas integrais devem ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; para as bolsas parciais de 50%, regras são diferentes

Inscrições no Prouni 2018 acabam hoje; programa oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior
shutterstock/Reprodução
Inscrições no Prouni 2018 acabam hoje; programa oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior

Os interessados em concorrer a uma das bolsas de estudo disponibilizadas pela edição do segundo semestre deste ano do Programa Universidade para Todos ( Prouni ) têm até esta sexta-feira para se candidatar. As inscrições no Prouni 2018 são feitas exclusivamente pela internet, no site do programa

Ao todo, são oferecidas neste segundo semestre 174.289 bolsas de estudo em 1.460 instituições privadas de ensino superior. Os estudantes poderão fazer suas inscrições no Prouni 2018 para 68.884 bolsas integrais ou para 105.405 parciais.

Pode se candidatar qualquer estudante que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e alcançado no mínimo 450 pontos. Além disso, os candidatos devem ter tido nota superior a zero na redação do Enem .

Também só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista, ou que sejam deficientes físicos ou professores da rede pública também podem solicitar uma bolsa disponibilizada pelo programa.

Os dois tipos de bolsas do Prouni

O programa federal oferece dois tipos de bolsas de estudo: a integral ou a parcial, que é de 50%. O candidato que estiver interessado na bolsa integral deve ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esses termos não são negociáveis.

Leia também: Universidade demite professor por conteúdo homofóbico em prova de medicina em GO

Já as bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Aliás, quem conseguir uma bolsa parcial e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis também na página do Prouni, a partir do dia 2 de julho para a primeira chamada, e 16 de julho para a segunda.

Inscrições no Prouni 2018

No momento da inscrição, os candidatos podem escolher até dus opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com o seu perfil. Essa seleção deve ser feita por ordem de preferência.

Aqueles candidatos que tiverem alguma deficiência ou que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas. Essa alternativa aparece no próprio site, na hora da inscrição.

Leia também: MEC vai avaliar qualidade de ensino de creches e pré-escolas

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Mas será considerada válida a última opção confirmada durante o período de inscrições no Prouni 2018 .

* Com informações da Agência Brasil.

    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.