Ministro da Educação, Mendonça Filho divulgou novo prazo das inscrições para o Sisu
Luis Fortes/MEC - 18.1.18
Ministro da Educação, Mendonça Filho divulgou novo prazo das inscrições para o Sisu

Para “saciar a ansiedade” dos estudantes que almejam uma vaga em uma universidade pública, o Ministério da Educação decidiu antecipar de 29 para 23 de janeiro a abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A informação foi anunciada nesta quinta-feira (18) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante entrevista coletiva para divulgar os resultados do Enem 2017 .

De acordo com o ministro, estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e que queiram tentar uma vaga em instituições públicas de ensino superior têm entre 23 e 26 de janeiro para se inscrever no Sisu . O cronograma das demais seleções da pasta, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), segundo Mendonça, permanecem inalterados.

Resultado do Enem

Os estudantes que fizeram as provas do Enem em 2017 já podem consultar a própria nota na página do participante, neste link. A divulgação dos resultados estava prevista para ocorrer às 11h, mas a espera foi acrescida em mais uma hora e só foi efetivada ao meio-dia pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

É necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no  Enem  para acessar o resultado, que detalha o desempenho do participante em cada uma das cinco competências avaliadas nas provas aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Leia também: Número de redações nota zero cresceu no Enem 2017; resultado melhora em 3 áreas

A divulgação das notas do Enem foi antecipada em um dia pelo Ministério da Educação, que inicialmente previa fazê-lo somente nessa sexta-feira (19). Os espelhos de correção das redações só serão divulgados no dia 19 de março, bem como as notas dos treineiros, que são os candidatos com menos de 18 anos de idade que fizeram o exame para autoavaliação.

A edição do ano passado do exame teve mais de 6,7 milhões de inscritos e registrou taxa média de abstenção de 30% nos dois dias aplicação. Foi a primeira vez que os exames foram aplicados em dois domingos, e não em um mesmo fim de semana.

Com o resultado do exame em mãos, o estudante poderá se candidatar às vagas em cursos superiores oferecidas por instituições públicas de ensino por meio do Sistema de Seleção Unificada.

Leia também: Ministério da Educação libera R$ 406 milhões para ensino médio em tempo integral

É necessário utilizar a mesma senha utilizada na página do participante do Enem para acessar as vagas do Sisu. O candidato deverá selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de cursos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!