undefined
Tomaz Silva/Agência Brasil
Enem 2017: neste domingo (12) milhares de estudantes fizeram a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio

Milhares de estudantes brasileiros fizeram, neste domingo (12), a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017). Agora eles serão avaliados por seus conhecimentos em matemática e ciências da natureza, que engloba conteúdo de química, física e de biologia.

Leia também: Enem 2017: Confira os horários de abertura e fechamento dos portões

O Enem 2017 começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, e os candidatos tiveram 4 horas e 30 minutos para concluir a prova, com 90 questões objetivas. Os portões dos locais de prova fecharam pontualmente às 13h, pelo horário de Brasília e foram abertos às 12h. 

Pela primeira vez desde a inserção do exame no País que ele é realizado em dias distintos. Até o ano passado, as provas eram aplicadas no mesmo final de semana, sendo uma sábado e outro domingo. Neste ano, a regra mudou e muitos estudantes gostaram da proposta.

Prova difícil

Enquanto alguns avaliaram que o nível de dificuldade da prova deste ano estava semelhante à de anos anteriores, outros consideram que o Enem deste ano foi mais técnico, exigindo mais conteúdo específico das disciplinas.

Participando do Enem pela primeira vez, o estudante Vitor Vilar, 18 anos, disse que a prova estava difícil, principalmente as questões de ciências da natureza. “A prova foi bem abrangente, mas tive mais dificuldade com os conteúdos mais específicos. Senti a prova bem conteudista para a reputação do Enem,  bastante técnica”, disse ao deixar o local de prova.

A universitária Ana Clara Botafogo, 20 anos, fez o Enem pela terceira vez. Estudante de engenharia da Universidade de Brasília (UnB), ela pretende usar a nota do exame para tentar uma vaga em uma universidade de Portugal. Para ela, a prova estava difícil e parecida com os anos anteriores "de mediana a difícil”. “Achei a prova tranquila, um pouco cansativa, muitas horas. Tinha bastante química orgânica, muita geometria espacial”, contou.

Também estreante no Enem, a estudante Maria Eduarda Alves Ribeiro, 17 anos, avaliou que a prova estava “fácil”, mas que poderia ter se preparado melhor. Ela está concluindo o 3° ano do ensino médio. “A prova exigiu mais o conteúdo hoje, inclusive de algumas coisas que não vi e não estudei. Caiu um pouco de tudo. Acho que não estava muito preparada, porque não estudei o suficiente, mas deu para fazer”, disse.

Os alunos poderam deixar o local após duas horas do início da prova. Só foi possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumprisse qualquer uma dessas regras, o candidato seria eliminado do Enem 2017.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também: País terá 'apagão de professores', aponta pesquisa sobre cursos de licenciatura

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários