Tamanho do texto

Administradores prisionais já poderam indicar as unidades prisionais para a aplicação da prova, que será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro

Inscrições para o Enem PPL são de responsabilidade da unidade prisional e deverão ser feitas entre os dias 9 e 20 de outubro
Shutterstock/Divulgação
Inscrições para o Enem PPL são de responsabilidade da unidade prisional e deverão ser feitas entre os dias 9 e 20 de outubro

As unidades prisionais que têm intenção de inscrever presos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) já podem tirar suas dúvidas no edital que foi publicado nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial da União.

Leia também: Veja cinco temas de atualidades que podem cair nas questões do Enem

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem PPL devem assinar o termo de adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 13 deste mês. As inscrições dos participantes deverão ser feitas entre os dias 9 e 20 de outubro, já as provas serão aplicadas em 12 e 13 de dezembro.

Cada unidade prisional ou socioeducativa indicada terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição, e será responsável pela realização e acompanhamento das inscrições.

O exame é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua sua apreensão. Os participantes, com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior.

Leia também: Foco nas datas! Inspirado no Lollapalooza, MEC faz anúncio importante sobre Enem

Enem 2017

Para quem vai fazer a prova tradicional, o exame deste ano será realizado em dois domingos seguidos, diferente das edições anteriores. As datas escolhidas pelo Inep foram os dias 5 e 12 de novembro.

Um dos fatores que motivaram o instituto a modificar o exame para os domingos foi a facilitação para os candidatos sabatistas, que tradicionalmente precisavam esperar até às 19h do sábado para iniciar a prova.

A ordem de aplicação dos conteúdos também foi alterada. Desta vez, no primeiro domingo, dia 5, serão aplicados os exames de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, e os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para a realização.

Já no segundo dia, 12, os participantes do Enem terão que lidar com as questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Leia também: Nada de fraude: locais de aplicação do Enem terão detectores de ponto eletrônico

    Leia tudo sobre: Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.