Prazo para se inscrever na lista de espera do ProUni será aberto no dia 7 de julho e se encerra no dia 10
Reprodução
Prazo para se inscrever na lista de espera do ProUni será aberto no dia 7 de julho e se encerra no dia 10

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (26) a lista de candidatos selecionados para as bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2017. A relação de alunos aprovados para cada curso oferecido está disponível no site oficial do programa, neste link . É necessário pesquisar pelo nome da instituição de ensino e preencher todos os campos requeridos para consultar quem foi selecionado.

Leia também: Entenda quais programas aceitam as notas do Enem e qual é o melhor para você

O estudante selecionado na segunda chamada do ProUni tem até a sexta-feira (30) para levar à instituição de ensino os documentos necessários para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. O MEC alerta que é de responsabilidade do próprio estudante verificar os horários de atendimento e o local indicado pela instituição de ensino para a aferição desses dados. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará em reprovação automaticamente.

A concessão da bolsa de estudo está condicionada ainda à formação de turma, com número mínimo necessário de alunos matriculados, no período letivo inicial do curso. Serão reprovados os pré-selecionados para cursos em que isso não ocorrer, mas eles poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do programa.

Algumas instituições de ensino também promovem novas etapas do processo seletivo e o estudante selecionado pelo programa federal deve participar dessa seleção para garantir o benefício.

A segunda edição do Programa Universidade para Todos neste ano oferece 147.492 bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior em todo o País. Desse total, pouco mais de 67 mil bolsas são integrais, enquanto outras 79.889 são parciais (modalidade em que o governo arca com 50% da mensalidade do curso, ficando o restante a cargo do aluno). São mais de 27 mil opções de cursos em 1.076 instituições de ensino.

O prazo para participar da lista de espera do programa será aberto no dia 7 de julho e se encerra três dias depois, no dia 10.

Leia também: Convocação de candidatos na lista de espera do Sisu começa na segunda (26)

O programa

ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Podem se candidatar nas vagas oferecidas pelo programa os estudantes que se formaram no ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola. Também estão aptos a participar do programa alunos com necessidades especiais e professores efetivos da educação básica da rede pública de ensino (nesse caso, não é necessário comprovar renda).

Para concorrer às bolsas integrais do ProUni, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!