Lista de convocados na lista de espera do Sisu poderá ser acessada pelos candidatos no site do MEC
Reprodução/MEC
Lista de convocados na lista de espera do Sisu poderá ser acessada pelos candidatos no site do MEC

Os candidatos que ficaram na lista de espera da segunda edição de 2017 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começarão a ser convocados a partir da próxima segunda-feira (26).  O chamamento dos estudantes para a matrícula será feito pelas instituições de ensino, mas os candidatos devem acompanhar as convocações da lista de espera na instituição pela qual tenha manifestado interesse.

Leia também: Saiba tudo a respeito do Enem

A lista de espera do Sisu foi aberta aos candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não feito a matrícula. A lista é restrita à primeira opção de vaga do candidato.

O sistema é informatizado e gerenciado pelo Ministério da Educação e oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesse processo seletivo, foram ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Mudanças no Enem 2017

A edição de 2017 do Enem será realizada em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. A novidade é a principal de uma série de mudanças anunciadas em março pelo MEC  (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova.

De acordo com o MEC , as medidas são resultado da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano, que recebeu mais de 600 mil respostas. O Ministério da Educação destaca que a mudança nas datas soluciona a situação de sabatistas que guardam o sábado por questões religiosas e, por isso, eram obrigados a fazer a prova somente após as 19h.

Segundo o governo, 36% daqueles que responderam à consulta votaram pela realização da prova em apenas um dia, enquanto 63,7% preferiram a manutenção em dois dias. Quando perguntados sobre em quais dias o exame deveria ser aplicado, 42% preferiram a opção por dois domingos, 34% escolheram domingo e segunda-feira, e apenas 23% optaram pela manutenção da prova como ela era feita em edições anteriores, num único fim de semana.

Leia também: Entenda quais programas aceitam as notas do Enem e qual é o melhor para você

O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais como Sisu, Fies (Financiamento Estudantil) e ProUni (Universidade para Todos), entre outros.


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!