ProUni é destinado à concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), para estudantes de cursos de graduação
MEC/Reprodução
ProUni é destinado à concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), para estudantes de cursos de graduação

Os estudantes que pretendem concorrer às vagas remanescentes do programa Universidade para Todos (ProUni) devem ficar atentos. Afinal, termina nesta sexta-feira (5) o prazo para que os candidatos já matriculados em instituição de ensino se inscrevam, o que deve ser feito exclusivamente pela internet, na página do programa.

Leia também: Grupos acusam MEC de tentar calar setores em fórum de educação: “Inadmissível”

O ProUni é um programa do governo federal destinado à concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Poderão se inscrever os que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e que tenham obtido nota média igual ou acima de 450 pontos, além de superior a zero na redação. Professores da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, também poderão se inscrever para cursos de licenciatura, independentemente da renda.

Leia também: Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado até 31 de maio

Comprovação

A conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à comprovação de atendimento dos requisitos legais e regulamentares do programa. Nos dois dias úteis subsequentes ao da sua inscrição, o candidato deverá comparecer à respectiva instituição de ensino para proceder à comprovação das informações prestadas.

“É muito importante que o candidato compareça à instituição de ensino com a documentação que comprove as informações prestadas durante a inscrição para verificar a possibilidade, a partir das bolsas oferecidas, de inclusão no programa”, ressalta o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Vicente Almeida Junior.

Leia também: STF permite cobrança de pós-graduação por universidades públicas; veja opiniões

Neste processo seletivo, foram oferecidas 214.110 bolsas de estudo. O número representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. Do total de bolsas ofertadas pelo Prouni, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!