Saiba como estudar para o Enem sem se prejudicar com as pausas dos feriados prolongados
shutterstock/Reprodução
Saiba como estudar para o Enem sem se prejudicar com as pausas dos feriados prolongados

Quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já está se preparando para a prova, certamente deve ter visto neste mês de abril uma lacuna no cronograma de estudos. Isso, porque desde a Semana Santa até o fim do mês, todos os fins de semana terão feriados emendados com o final de semana.

Leia também: Para evitar fraudes, Enem terá prova personalizada para cada candidato

Para não “quebrar” a rotina de quem está se dedicando ao Enem, algumas dicas podem ajudar a aproveitar essa sequência de feriados, sem prejudicar o ritmo do estudo. Dá para aproveitar a oportunidade para descansar e relaxar a mente da pressão escolar sem perder tempo e conteúdo, se o vestibulando se preparar.

Pensando em como otimizar esses dias,  e deixar a rotina de estudos mais simples, dando prioridade ao equilíbrio entre a disciplina e o lazer, a startup de educação à distância Stoodi convidou o professor de Filosofia Eduardo Baez para dar algumas instruções.

Nada de procrastinar

A primeira é para quem costuma adiar os estudos, principalmente em feriados e finais de semana. “Separe horários fixos para estudar todos os dias.

Se tiver um programa com os amigos marcado para o horário da tarde, faça uma forcinha e acorde um pouco mais cedo. Assim você sai na frente, adianta o conteúdo e ainda pode se divertir com a cabeça tranquila depois”, explica Baez.

Vai viajar? Separe espaço para o material na bagagem

Não é preciso desmarcar o passeio, basta separar um momento para ler ou resolver alguns exercícios durante a viagem. A dica vale para aquela matéria que a pessoa está mais defasada. Mas o professor lembra que também não adianta levar todo o estoque de material. “Se programe e separe os livros que você realmente vai estudar.”

Leia também: Espelhos da redação do Enem 2016 são liberados com as correções

Aproveite a tecnologia

A tecnologia é um recurso que não pode ser ignorado. A facilidade de se manter conectado o tempo todo pode contribuir para os estudos aos fins de semana, que podem ser mais leves. Portanto, assistir videoaulas, usar recursos de cursinhos à distância, ler algum livro obrigatório em arquivo digital, ou ouvir podcasts sobre um assunto que está em pauta são medidas válidas.

“Pode ser a melhor opção para utilizar aqueles momentos ociosos para se preparar ainda melhor. Seja dentro do ônibus ou quando todo mundo estiver descansando depois do almoço, por exemplo”, disse o educador.

Faça da obrigação uma motivação

Praticamente todos os vestibulares possuem uma lista de livros obrigatórios e, mesmo o Enem, que não apresenta uma lista prévia, exige um conhecimento das principais obras de cada escola literária.

Por isso, “uma boa leitura pode ser superdivertida mesmo em períodos de descanso”, sugere Baez.“Você pode aproveitar estes dias para ler uma obra consagrada da Literatura Brasileira, se enriquecer como pessoa e ainda se preparar para as provas dos vestibulares.”

Leia também: Por aprovação no Enem, presa consegue diminuir pena

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!