Apesar de já terem tido acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 desde janeiro, os mais de 6 milhões de inscritos prova da edição passada poderão ter acesso nesta terça-feira (11) aos espelhos das redações com as correções.

Leia também: Enem 2017 terá taxa de inscrição mais cara; confira as mudanças

Espelhos da redação do Enem foram divulgados; candidatos terão acesso à correção somente para fins pedagógicos
Shutterstock/Divulgação
Espelhos da redação do Enem foram divulgados; candidatos terão acesso à correção somente para fins pedagógicos

Para verificar a avaliação basta o candidato entrar na Página do Participante, munido do CPF e a senha e clicar em “vista pedagógica” . No espelho é possível saber quanto a pessoa tirou em cada uma das competências avaliadas e conferir a correção da prova do Enem .

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, esse recurso serve apenas para fins pedagógicos, já que pelas regras do exame, o espelho serve apenas para que os estudantes possam saber como se saíram, não podendo recorrer do resultado.

Avaliação

As provas recebem nota de 0 a 1.000, e cada competência avaliada vale de 0 a 200 pontos. São cinco os fatores levados em conta, entre eles, o domínio da escrita formal, elaboração da proposta em respeito aos direitos humanos, elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado e defesa do ponto de vista.

Dois avaliadores independentes corrigem a prova. Em caso de divergência entre as notas em mais de 100 pontos na nota final, ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências uma terceira pessoa deverá reavaliar a prova.

Leia também: Por aprovação no Enem, presa consegue diminuir pena

Temas

No ano passado, os temas da redação foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, mas, por conta das ocupações nas escolas, alguns alunos realizaram a prova em dias diferentes, e o tema foi discriminação racial.

Conforme o Ministério da Educação (MEC) divulgou, apenas 77 pessoas tiveram nota 1.000. Já a quantidade dos que zeraram ou tiveram a redação anulada foi bem maior, com 291.806 candidatos nessa situação.

Taxa de inscrição

Entre as mudanças para a prova que será realizada em 2017, o Inep anunciou que a taxa de inscrição para realizar o exame sofreu um reajuste de mais de 20%, passando de R$ 68 cobrados na edição anterior, para R$ 82 neste ano.

Para garantir a vaga, os candidatos deverão se inscrever a partir das 10h do dia 8 de maio e tem até às 23h59 do dia 19 do mesmo mês . Lembrando que as provas serão realizadas em dois domingos, dessa vez, nos dias 5 e 12 de novembro. 

Leia também: Novas regras do Enem são oficialmente divulgadas pelo MEC

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!