Segundo o Inep, até a última quinta (9), cerca de 414 mil pessoas participaram da consulta pública sobre o Enem
Reprodução
Segundo o Inep, até a última quinta (9), cerca de 414 mil pessoas participaram da consulta pública sobre o Enem

A consulta pública aberta pelo MEC (Ministério da Educação) sobre mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ficará aberta até a próxima sexta-feira (17). As sugestões dos participantes têm de ser enviadas por meio do site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao MEC responsável pela organização e aplicação da prova.

LEIA MAIS: Veja tudo sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

O objetivo da consulta pública é colher as considerações de estudantes de todo o País a respeito da necessidade de eventuais mudanças no Enem , entre elas o modelo de aplicação e o número de dias considerado ideal para a realização da prova. O Inep informa que as respostas poderão ser enviadas até às 23h59 de sexta-feira.

Ao todo, a pesquisa é composta por quatro questões. A primeira delas apura se a aplicação do exame deve manter o formato atual, em dois dias, ou se seria melhor que fosse realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões, além da redação . Nesse caso, seriam cinco horas e meia de duração da prova.

A segunda questão é um complemento da anterior: no caso de o exame continuar a ser aplicado em dois dias, os cidadãos devem opinar sobre os mais adequados — domingo e segunda-feira, que se tornaria feriado escolar, dois domingos consecutivos ou, como funciona no modelo atual, no sábado e no domingo.

LEIA MAIS: Conheça a história de um preso que participou do Enem

A terceira é direcionada a colher opiniões a respeito da possibilidade de a prova ser aplicada pelo computador. Por fim, o participante tem a oportunidade de apresentar sugestões para o aprimoramento do exame. Para isso, poderá escrever um texto com no máximo 300 caracteres.

Ampliação do prazo

Inicialmente, o Inep havia definido que o prazo para participação na consulta pública seria encerrado no dia 23 de janeiro. A autarquia informa que a prorrogação foi necessária em razão do alto número de acessos no sistema.

LEIA MAIS: Candidatos selecionados do ProUni devem comprovar dados até esta segunda (13)

Ainda de acordo com o instituto, até a última quinta-feira (9) cerca de 414 mil formulários sobre modificações no Enem já haviam sido enviados. A autarquia ainda não informou quando divulgará os resultados da pesquisa .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!