Estudantes relatam que, quando tentam entrar no Sisu, recebem o aviso de que os dados estão incorretos
Reprodução/Sisu
Estudantes relatam que, quando tentam entrar no Sisu, recebem o aviso de que os dados estão incorretos

Estudantes continuam tendo problemas para fazer as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os candidatos afirmam que não conseguem acessar a plataforma. Eles relatam que, quando tentam entrar no sistema, recebem o aviso de que os dados estão incorretos.

LEIA MAIS: Candidatos que fizeram a segunda aplicação do Enem relatam problemas no Sisu

Desde esta terça-feira (24), quando as inscrições do Sisu foram abertas, o MEC (Ministério da Educação) identificou falhas no sistema, tanto para candidatos que fizeram a primeira prova, aplicadas em novembro, quanto para os da segunda, de dezembro. A previsão é que até o fim do dia o sistema volte ao normal. O MEC afirma que não haverá prejuízo a nenhum candidato, e os prazos para inscrição não foram estendidos.

Segundo o MEC, entre ontem e hoje foram registradas quase 232 mil mudanças de senha no sistema, o que impede o acesso ao sistema temporariamente. Porém, os candidatos alegam que são obrigados a mudar a senha, já que o sistema recusa os dados inseridos, como se estivessem incorretos.

LEIA MAIS: MEC diz que falhas no sistema do Sisu foram sanadas; 800 mil já estão inscritos

Até as 13h desta quarta-feira, o sistema recebeu 3.164.643 inscrições de 1.630.265 inscritos. A prova do Enem teve duas aplicações em datas diferentes no ano passado por conta do movimento de ocupações de escolas e universidades pelo País. Nas unidades em que havia ocupação, os candidatos tiveram a prova remarcada para dezembro.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é uma ferramenta que permite aos candidatos que prestaram o Enem concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país. As inscrições para o sistema estão abertas até as 23h59 de sexta-feira, 27 de janeiro.

Em caso de dificuldade nas inscrições, o MEC disponibiliza os seguintes canais para atendimento: o telefone 0800 616161 ou pela ouvidoria do MEC, no email ouvidoria@mec.gov.br .

LEIA MAIS: Começam hoje as inscrições para as vagas do primeiro semestre de 2017 pelo Sisu

De acordo com o edital, o sistema de seleção é acessível aos candidatos que concluíram o ensino médio, prestaram o Enem e tiveram nota maior do que zero na redação. Dos 6.067.152 que fizeram as provas, 880.962 participantes eram "treineiros":  são estudantes que não terminaram o ensino médio e fazem o Enem apenas como autoavaliação. Outros cerca de 140 mil candidatos receberam nota zero na redação. Esses dois grupos não estão na base de dados do Sisu.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!