O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 19.5.16
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não é visto mais como a principal liderança da oposição por parte de alguns aliados. Desde a sua ida para os Estados Unidos, um grupo de parlamentares e caciques partidários quer formar uma nova liderança para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A reclusão de Bolsonaro nos últimos dois meses do seu mandato e a  ida para outro país foram vistas como atos de covardia por políticos que fizeram parte da base bolsonarista. Tais comportamentos colocaram em dúvida se o ex-chefe do Executivo federal tem personalidade suficiente para liderar um projeto de oposição pelos próximos quatro anos.

A opinião sobre o antigo mandatário do Brasil mudou de outubro para cá. Era quase que unânime que Bolsonaro havia provado que era popular e o único capaz de enfrentar o PT pelos próximos anos. No entanto, o diagnóstico passou a ser outro por parte de algumas lideranças políticas.

A compreensão é que milhões de votos conquistados pelo capitão da reserva partiram de eleitores que são antipetistas e esse grupo não terá nenhum problema em apoiar outro nome da direita. “Tarcísio [de Freitas], [Romeu] Zema e Ratinho [Jr.] possuem condições para terem o apoio dessas pessoas”, explica um deputado federal do Republicanos.

Também foi identificado que muitos bolsonaristas se frustraram com o comportamento de Bolsonaro em relação aos manifestantes que ficaram nas portas de quartéis. “Muitos se sentiram enganados. Depositaram uma esperança em uma pessoa que não fez nenhum esforço para protegê-los”, acrescenta.

Grupo quer uma nova liderança

O grupo quer um nome forte para liderar a oposição. Zema e Ratinho são vistos como os favoritos para ocupar o lugar de Bolsonaro. Tarcísio também é colocado com chances de ocupar esse espaço por governar o estado de São Paulo, mas sua personalidade é considerada um empecilho para ele ser o principal opositor de Lula.

No entanto, o grupo não terá vida fácil para descartar o ex-presidente. Os filhos e aliados fiéis de Bolsonaro garantem que seguirão defendendo o legado do antigo governante do Brasil. Além disso, o capitão da reserva afirmou que vai tirar um período de férias e retornará ao país para defender planos que servirão para enfrentar o PT.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no  Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!