O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reitrou recursos dos ministérios de Turismo, Desenvolvimento Regional e Agricultura para destinar aos deputados federais aliados , por meio de emendas parlamentares, com o intuito de garantir a vitória de Arthur Lira (PP-AL) na eleição da Presidência da Câmara dos Deputados. As informações foram obtidas com exclusividade pelo O Atagonista.
O presidente já havia dito em reunião com parlamentares do PSL, na manhã de hoje (27), que iria influenciar na eleição . Com foco em garantir a vitória de Lira, mais de R$ 630 milhões que seriam usados em políticas públicas do governo federal serão distribuídos entre o grupo de deputados federais, prefeitos e governadores que podem atrair votos .
O governo federal e os deputados da base aliada argumentam que não há ilegalidade nesta prática, mas os valores liberados por Bolsonaro são recursos extraordinários com finalidade redirecionada às vésperas da eleição para mudar votos. A eleição ocorre na próxima segunda-feira (1).