Yahoo compra Artifact, app de notícias dos cofundadores do Instagram
André Lourenti Magalhães
Yahoo compra Artifact, app de notícias dos cofundadores do Instagram


Os cofundadores do Instagram construíram uma ferramenta poderosa e útil para recomendar notícias aos leitores – mas nunca conseguiram expandi-la. O Yahoo tem centenas de milhões de leitores – mas poderia usar uma dose de inovação tecnológica para separá-lo de todos os outros agregadores de notícias da Internet. E assim, os dois lados estão unindo forças: o Yahoo está adquirindo a Artifact, anunciaram as empresas nesta terça-feira (2). 

Os dois lados se recusaram a dividir o custo da aquisição, mas ambos deixaram claro que o Yahoo está adquirindo a tecnologia da Artifact, e não sua equipe. Mike Krieger e Kevin Systrom, co-fundadores da Artifact, serão “conselheiros especiais” do Yahoo, mas não ingressarão na empresa. Os cinco funcionários restantes da Artifact conseguiram outros empregos ou estão planejando tirar uma folga.


A aquisição ocorre pouco mais de um ano após o lançamento do Artifact e cerca de três meses após Systrom e Krieger anunciarem sua morte. “Construímos algo que um grupo central de usuários adora”, escreveram os cofundadores em janeiro, “mas concluímos que a oportunidade de mercado não é grande o suficiente para garantir investimento contínuo desta forma”. Eles disseram que o maior motivo para fechar foi focar em “coisas mais novas, maiores e melhores, que tenham a capacidade de alcançar muitos milhões de pessoas”. A aposta por trás do Artifact sempre foi que a IA tinha potencial para ser uma enorme tecnologia que mudaria a Internet; talvez houvesse coisas mais interessantes para trabalhar do que um aplicativo de notícias sem um grande público de notícias.

Systrom e Krieger postaram a nota sem comprar a empresa para potenciais pretendentes ou tentar arrecadar dinheiro. Eles eram os únicos investidores da Artifact, administravam um negócio bastante enxuto e sentiam que poderiam seguir em frente. Mas então, as empresas começaram a ligar. Systrom me disse que teve “cerca de 10” conversas com outras empresas após a nota de desligamento. “Muitas organizações se preocupam profundamente com notícias e conteúdo personalizado”, diz ele, “e acho que estão olhando em volta e dizendo: 'Uau, há essa nova onda de IA... talvez devêssemos descobrir o que está acontecendo.' Talvez seja isso que eu descontei originalmente.”

O Yahoo foi uma dessas ligações. A empresa começou a explorar a aquisição da Artifact depois de ler a carta de encerramento, diz Kat Downs Mulder, gerente geral do Yahoo News. “Eles colocam muito amor e cuidado na forma como sua taxonomia de conteúdo e sistemas de recomendação funcionam”, diz ela. “Como o conteúdo é categorizado, quais sinais alimentam esse conteúdo, como identificar o que realmente funciona e pode se conectar e é relevante com você, e então a UX de conectar o usuário com esse conteúdo - toda essa jornada é realmente difícil de acertar.” O Yahoo trabalha há muito tempo em personalização e recomendações, mas o Artifact construiu algo especial.

É isso que o Artifact traz para o Yahoo. O que o Yahoo oferece ao Artifact (além do preço de aquisição não divulgado)? Globos oculares. Downs Mulder diz que mais de 185 milhões de pessoas acessam o Yahoo News todos os meses, o que coloca a tecnologia de personalização e recomendação do Artifact diante de um conjunto muito maior de usuários do que provavelmente conseguiria sozinho. Para Systrom, isso também significa uma chance de realmente ver o funcionamento. “Todos os meses, reduziríamos o crescimento”, diz Systrom, “e chegaríamos à escala em que algumas das coisas que nos foram prometidas em aprendizado de máquina e IA começaram a funcionar, porque tínhamos escala suficiente para fazê-las funcionar. Mas foi muito difícil mover aquela agulha.” A integração com o Yahoo acontecerá lentamente, mas movimentará muito a agulha.

O Yahoo foi uma dessas ligações. A empresa começou a explorar a aquisição da Artifact depois de ler a carta de encerramento, diz Kat Downs Mulder, gerente geral do Yahoo News. “Eles colocam muito amor e cuidado na forma como sua taxonomia de conteúdo e sistemas de recomendação funcionam”, diz ela. “Como o conteúdo é categorizado, quais sinais alimentam esse conteúdo, como identificar o que realmente funciona e pode se conectar e é relevante com você, e então a UX de conectar o usuário com esse conteúdo - toda essa jornada é realmente difícil de acertar.” O Yahoo trabalha há muito tempo em personalização e recomendações, mas o Artifact construiu algo especial.

É isso que o Artifact traz para o Yahoo. O que o Yahoo oferece ao Artifact (além do preço de aquisição não divulgado)? Globos oculares. Downs Mulder diz que mais de 185 milhões de pessoas acessam o Yahoo News todos os meses, o que coloca a tecnologia de personalização e recomendação do Artifact diante de um conjunto muito maior de usuários do que provavelmente conseguiria sozinho. Para Systrom, isso também significa uma chance de realmente ver o funcionamento. “Todos os meses, reduziríamos o crescimento”, diz Systrom, “e chegaríamos à escala em que algumas das coisas que nos foram prometidas em aprendizado de máquina e IA começariam a funcionar, porque tínhamos escala suficiente para fazê-las funcionar. Mas foi muito difícil mover aquela agulha.” A integração com o Yahoo acontecerá lentamente, mas movimentará muito a agulha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!