Rio Una leva poluição e mau cheiro à Praia Rasa, em Búzios
Divulgação
Rio Una leva poluição e mau cheiro à Praia Rasa, em Búzios

O refúgio de muitos cariocas no fim de semana não está para peixe — literalmente. Desde a semana passada, o Rio Una, que passa por Cabo Frio e desemboca na Praia Rasa, em Búzios, vem apresentando espuma, cor escura e um cheiro dos piores.

O pessoal do SOS Rio Una botou a boca no trombone, e já vistoriaram o local o Inea, bem como as secretarias de Meio Ambiente das duas cidades. Até o Ministério Público Federal foi contactado. No paraíso de Brigitte Bardot, a prefeitura fez um sobrevoo com drone, mas também pediu que a Marinha faça o mesmo, com uma aeronave mais potente.

À concessionária Prolagos foi cobrado um relatório de operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Jardim Esperança. Para se ter mais certeza sobre a origem da poluição, será preciso esperar o laudo completo do Inea, que fica pronto em meados de fevereiro. Já foi detectado, no entanto, que o nível de oxigênio estava abaixo de 1 mg/l. O padrão mínimo é de cinco vezes esse valor.

Viaturas lilás nas ruas das favelas

A Guarda Municipal e a Secretaria de Ação Comunitária estão trabalhando em parceria para aproximar a Ronda Maria da Penha das moradoras de favelas cariocas. As equipes do programa "Favela com dignidade" auxiliam a população a se familiarizar com os agentes dos carros de cor lilás, destacados para fiscalizar o cumprimento de medidas restritivas expedidas pela Justiça. Em 2021, foram 90 atendimentos, sendo 65 na comunidade Asa Branca.


Picadinho

Segunda, Dia Mundial da Solidariedade, estações do metrô recebem campanha do RioSolidario em prol das vítimas das enchentes no Rio de Janeiro.

Hoje, o Carioca Shopping faz a primeira edição do ano da Feira de Adoção Pet. Evento em parceria com a ONG Entre Pegadas.

O Theatro Municipal prorroga, até dia 9, o Edital Municipal em Cena, que escolhe 40 projetos, para dar R$80 mil a cada um.

No dia 1º, às 19h40, o cirurgião Bruno Albuquerque e a nutricionista Fabiana Peleteiro conversam sobre alimentação saudável no combate ao câncer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!